domingo, 21 de junho de 2009

O que seria a vida eterna em JESUS?

Quando João, o discípulo amado escreveu o seu livro, cerca de 30 anos depois que os demais evangelhos foram escritos, uma perigosa heresia deitava raízes entre os cristãos.

O evangelho de João é um esforço para reafirmar as verdades concernentes a Cristo - a Sua divindade, a Sua verdadeira humanidade, a Sua vida perfeita, o Seu sacrifício expiatório, a Sua ressurreição, e a Sua promessa de voltar ao mundo. Tudo isto foi feito a fim de que tivéssemos base para ter esperança.

Em seu livro João declarou: "Estes sinais...foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20:31.

O apóstolo emprega a palavra vida 43 vezes, em expressões tais como "a vida estava nele", Cristo; "vim para que tenham vida"; "eu sou o pão da vida"; "não quereis vir a mim para terdes vida"

Por que esta ênfase do apóstolo ao ensino de que Cristo veio para dar vida? E que Ele é a nossa esperança de vida? Porque pelo pecado o homem perdeu o direito á vida. Pois "o salário do pecado é a morte." Romanos 6:23.

Ao criar o homem foi o propósito de Deus conferir-lhe vida imortal.

O ponto da prova é mencionado em Gênesis 2:15-17: "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comerdes, certamente morrerás."

O fruto da árvore da ciência do bem e do mal evidentemente não produzia mal algum, de si mesmo. O que acarretava o mal era a desobediência ao mandato divino.

Se o homem fosse imortal, não seria ameaçado com a morte. Imortal que dizer não sujeito à morte..

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram."
Romanos 5:12

O salmista Davi assim escreveu: "Porque o homem, são seus dias como a erva; como a flor do campo, assim floresce, pois, passando por ela o vento logo se vai, e o seu lugar não conhece mais." Salmo 103: 15 e 16.

Foi para restituir a vida ao homem, o direito de viver para sempre, que Cristo veio ao mundo. "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu porém, vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10:10.

E ainda: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente." João 6.51

O apóstolo Paulo fala da graça "manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Jesus Cristo o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade mediante o evangelho." II Timóteo 1.10

O Salvador voltará com poder e glória, para buscar o Seu povo. "E se eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também." João 14:3

"Quem crê em mim" disse Jesus, ainda que morra viverá." João 11:25

Ele dará vida imortal a todos os remidos, aos que provaram a morte e foram ressuscitados, e aos que estiverem vivos naquele dia.

Descendo ao nível do homem e dando a Sua vida em expiação pelas transgressões do homem, Cristo proveu cura para a doença que traz a morte eterna, a doença do pecado.

Cristo salva do pecado e dá-nos vida, vida imortal.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tocar no manto?

O poder do toque é algo espetacular. É maravilhoso poder tocar em alguém que amamos. Um filho, uma filha, o pai, a mãe, a esposa, o marido, o namorado, a namorada, tocar num amigo querido...

Muito mais maravilhoso é poder tocar em Jesus. Há uma história na Bíblia que retrata que basta apenas tocar no Seu manto. Ela está em Marcos 5:24-29 onde lemos o seguinte:

"Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Certa mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, e que havia padecido muito à mão de vários médicos, e despendido tudo o que tinha, sem contudo nada aproveitar, pelo contrário, indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Dizia ela: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. Imediatamente se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do flagelo."

Somente Deus sabia quanto ela estava sofrendo. A perda constante de sangue ao longo desses anos tem o seu tributo. Está anêmica, pálida e cansada. Muito cansada. Está cansada da vergonha, do estigma, dos charlatões.

Tinha ouvido falar de um médico, aquele Jesus que vem ao encontro dos doentes, e não dos cheios de saúde. Que não vem aos fortes, mas aos oprimidos.

O corpo cansado é empurrado por aqueles que se aglomeram ao redor de Jesus. Eles estão empurrando, acotovelando-se e esbarrando nEle, curiosos, aflitos, desesperados.

Esta mulher desesperada ergue a mão vazia por uma fenda aberta na multidão e, por um rápido momento, agarra uma ponta do manto dele. Jesus imediatamente se volta. Não tanto pela pressão da mão dela, mas pela força da sua fé.

Flui o poder de JESUS para aquela pobre mulher com hemorragia, e no mesmo instante ela sente voltar o vigor de sua saúde juvenil. Embebida nesses pensamentos, afrouxa a mão que segurava o manto e é arrastada pela multidão.

A multidão se apaga nos olhos lacrimejantes da mulher. Por um momento, no seu íntimo ela vê somente a Jesus. E ele também só a ela vê. Face a face, médico e paciente.

Com um suave chamar: "filha", Ele dá a esta órfã um novo lar dentro da família de Deus. Concede-lhe a cura. E devolve-lhe os sohos perdidos.

E hoje, Jesus quer lhe oferecer cura. Basta somente ter um fio de fé, como aquela mulher. Acredite" Acredite, se você quiser, também pode tocar na orla do manto de Jesus.

Se os sonhos da vida se foram, não importa as razões, procure tocar em Seu manto. Ele devolverá a você os sonhos dourados. E mais que isto: O sonho da vida eterna.

sábado, 13 de junho de 2009

Como Vencer a Tristeza?

Quem viveu alguns anos já se encontrou com a tristeza várias vezes. É o tipo de sensação que nenhum de nós jamais gostaria de ter.

Há várias situações que provocam a tristeza. Por exemplo quando você perde coisas ou possessões, quando a sua empresa vai mal, ou a casa se vai em um negócio mal feito.

Quando de repente fica sem emprego, sem os amigos e você entra no mundo da solidão. Quando perde um parente através da morte ou do divórcio, parece que a tristeza é profunda e dói demais.

Em horas assim difíceis você recorre as promessas da Palavra de Deus? Ainda consegue acreditar no amor divino quando tudo esta escuro? O próprio Filho de Deus quando aqui esteve, passou por momentos de tristeza.

O profeta Isaías O chamou de homem de dores. Certamente apesar dos sentimentos de alegria por salvar a humanidade da morte, a tristeza da traição, o abandono dos apóstolos nos momentos cruciais do seu sofrimento, invadiram e machucaram o Seu coração.

Até o Seu querido Pai, que várias vezes O chamou de Filho Amado, teve que deixá-Lo sofrer para realizar a salvação da humanidade.

É bom saber que mesmo quando estamos tristes, podemos ter a certeza de Seu amor, e de Sua companhia ao nosso lado. Essa é uma das maravilhosas promessas que Ele nos deu. No livro do profeta Isaías capítulo 57:15: "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo. Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos."

Após Sua ressurreição, o Senhor deixou tudo para acompanhar a pé, dois discípulos que iam para a cidade de Emaus, que estavam vencidos pela decepção e pela tristeza.

Mais uma vez cumpriu a promessa, e mais do que isto, revelou a Sua consideração e o carinho por todas as pessoas tristes. (Luc 24:13)

Há outros exemplos bíblicos que são um conforto para os tristes e sofredores. Foi em um deserto que Deus supriu durante 40 anos, a um milhão de peregrinos, com o pão vindo do céu.

Foi durante um período de fome nacional que o Senhor mandou ao profeta Elias duas refeições diária transportadas por aves. Durante uma grande crise, houve farinha suficiente e azeite quase interminável para sustentar uma fiel e carente viúva, que pertencia ao povo de Deus. A extremidade humana é a oportunidade de Deus.

Amigo, se está faltando alguma coisa, coloque sua confiança no Senhor porque Ele não o abandonará. Quando você disser: o que vamos comer hoje ou amanhã?

Lembre-se das palavras de Jesus: "Vosso Pai Celestial sabe que necessitais destas coisas. Portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã." Mateus 6:31-33

Se está perdendo a saúde, lembre-se do Médico dos médicos. Aquele que curou a tantos enfermos, vai também reservar uma benção para você.

Lembre-se também que todas as coisas vão contribuir para o bem integral daqueles que buscam com sinceridade os caminhos de Deus. (Romanos 8:28)

Podemos sentir a paz descrita no evangelho de João 14:27: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."

Se hoje você está triste porque perdeu uma oportunidade e está se lamentando: por que aconteceu isto? Ah se eu tivesse feito isto ou aquilo! Eu deveria estar dormindo quando aceitei aquela proposta. Por que eu não disse não?

Vivemos num mundo de tristeza. Se você está triste porque sua imagem foi manchada e as pessoas não confiam mais em você...

Se está recebendo críticas e o seu mundo parece desabar, lembre-se que você é muito precioso para Deus.

O profeta Jeremias registra uma belíssima declaração de amor dedicada a você: "Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí." Jeremias 31:3

Se está desolado porque a morte feriu o seu lar, lembre-se que Deus tem um remédio para isso também. Aquele Jesus que disse : Lázaro sai para fora!, vai dizer a mesma frase aos nossos queridos, no dia maravilhoso em que vai voltar ao mundo.


O que precisamos é aprender a plantar esperança. A Bíblia diz:"Aquele que sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes." Salmo 126:6.

"Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã." Salmo 30:5

Há duas coisas que podem nos ajudar -

1. Jesus nos dá forças para suportar.

2. Jesus colocará fim ao sofrimento quando vier.

Graças a Deus podemos aguardar com fé a chegada dessa gloriosa manhã. E isso nos dá serenidade. Nenhuma tempestade é suficientemente forte para nos assustar quando sabemos que o nosso barco chegará ao Porto com segurança.

Não há tristeza que possa diminuir a alegria da bem-aventurança que nos aguarda. Louvemos ao Senhor, porque através dEle podemos hoje superar a tristeza

terça-feira, 9 de junho de 2009

Perdidos?

Hoje gostaria de escrever sobre um assunto palpitante. Faz bem ao nosso coração pensar e sentir que Deus está profundamente interessado em Seus filhos terrestres.

O assunto está baseado em Lucas capítulo 19 versos de 1 a 10. trata-se do encontro de Jesus com um homem chamado Zaqueu.

O Senhor havia entrado na cidade de Jericó e atravessava a cidade. A multidão arrarastava Jesus. E havia ali um homem que queria ver o Mestre. Este fato não chama muita atenção, pois durante sua vida e ministério muitas pessoas buscaram e gostaria de ver Jesus.

O que chamou a atenção é que ele era de pequena estatura, mas , muito rico, e por causa da multidão, saiu correndo à frente e subiu numa árvore, por onde certamente Jesus iria passar.

É certo que não conhecemos bem os planos de Deus para nossa vida, mas podemos ao menos tentar nos colocar numa posição onde possamos ser alcançados por Jesus. E foi o que Zaqueu fez.

Deus em Sua SUPREMA sabedoria e povidência tomou todas as precauções para que pudéssemos ser salvos. É maravilhoso imaginar Jesus passando, apertado pela multidão, e quando chega exatamente debaixo da árvore sobre a qual Zaqueu está, Jesus para.

Toda a multidão para juntamente com Ele. Todos em silêncio querem ver e saber porque Jesus parou. Zaqueu que está no meio dos galhos da árvore nem consegue se conter ao ver Jesus próximo a ele.

Ele pensa consigo mesmo: que privilégio o meu. Jesus parou bem aqui! De súbito, lembra-se de que é um maldito ladrão cobrador de impostos, odiado por seus próprios irmãos, e cidadãos. Enquanto está pensando em sua vida como uma verdadeira tragédia, considerando-se um homem vazio, Jesus olha pra cima, em sua direção.

Zaqueu tenta se esconder no meio da ramagem, mas o olhar de Jesus não lhe permite. Mais do que isso, Jesus lhe dirige a palavrra e o chama pelo nome e diz: "Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa." Lucas 19:5.

Eu imagino o que Zaqueu deve ter sentido quando ouviu Jesus pronunciar seu nome. Penso que uma corrente de energia passou por todo o seu corpo, por todo o seu ser. E mais emocionado ainda deve ter ficado ao Jesus dizer que era necessário ir à sua casa.

Zaqueu não se achou digno de receber em sua residência o Príncipe do Universo, O Rei dos reis, o filho de Deus. Não porque sua casa fosse simples, pelo contrário era um homem muito rico. Talvez porque se sentisse pecador.

A Bíblia diz que Zaqueu desceu e O recebeu com alegria. Na verdade acho que Zaqueu saltou lá de cima.

Deve ter ido pra casa com um sorriso enorme nos lábios e com muita alegria no coração.

Como poderia Jesus, se hospedar na casa de um traiçoeiro? Ladrão do seu próprio povo? (Porque cobradores de impostos eram empregados dos romanos). O que a multidão não sabia é que as pessoas sadias não precisam de médicos, mas as doentes sim.

Jesus não repreendeu Zaqueu por ser um homem altamente desonesto. O próprio Zaqueu reconheceu que sendo amigo de Jesus, agora, deveria mudar de vida e antes que Jesus dissesse qualquer coisa Zaqueu tomou uma decisão. Resolveu dar metade dos seus bens aos pobres e devolver quadruplicadamente ao que foi defraudado.

Ao que Jesus replicou: Hoje houve salvação nesta casa. A verdade é que Jesus está interessado em procurar os perdidos.

Em Lucas 19:10 Ele diz: "Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido." Deus sempre está à procura do pecador. Gên 3:9 "Adão onde estás?" I Reis 19:9 "O que fazes aqui Elias?"

Mas, há outra coisa bonita neste relato que não pode ser esquecida: A presença de Jesus mudou a vida de Zaqueu. Deus nunca espera que nos entreguemos a Ele depois de nos tornarmos santos e bons.

Ele espere que nos entreguemos a Ele tais como somos. É Ele quem vai nos transformar, nos modificar.

Talvez hoje eu esteja escrevendo para alguma pessoa que está completamente distante de Deus. Lembre-se meu amigo, lembre-se minha amiga, Jesus veio buscar e salvar o perdido. Jesus está passando hoje e deseja pousar em sua casa.

Convide-O para entrar. Peça que perdoe seus pecados, porque por Seu amor Jesus nos salvou.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Segue-Me? O que seria isso?

Muitas vezes, as pessoas tem dúvidas quanto ao caminho que deve seguir? Não sabe se ficar ao lado de Cristo vale realmente a pena? Você acha que ao seguir a Cristo não será mais livre para fazer as coisas a que está acostumado?

Nós lemos: "Partindo Jesus dali, viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu."

E desde a manifestação do Senhor, prega-se o Cristo histórico. A Igreja o proclama por milhões de vozes. As Escrituras falam dEle em mais de mil línguas. E o Espírito Santo atrai para Ele pela voz da consciência. De todos os modos e em todo o tempo Deus opera para nos levar a Cristo.

Cristo diz a todos que o encontram: "Segue-me". Foi o mesmo que disse a Levi a Mateus e a Pedro. ( João 21:22).

Este chamado de Cristo, que Ele dirige aos que O conhecem, que sabemos quem ele é, impõe-nos a necessidade de decidir o que fazer com Ele. Temos de decidir. Cedo ou tarde temos de decidir se O aceitamos, ou se O rejeitamos.

Algumas pessoas podem até pensar: "O meu tempo não chegou - a minha hora de ficar perto de Jesus não chegou." Mas, esse dia não chegará jamais. Deus nunca vai forçar-nos a seguir a Cristo e nem a serví-Lo. Mas, a decisão é nossa.

Cristo pede a renúncia do pecado. À mulher pecadora, a quem perdoou, Ele disse: "Vai e não peques mais". João 8:11. Não podemos seguir a Jesus sem abrir mão do pecado - sem abandonar as más práticas, as más palavras, os maus pensamentos.

Deus não se contenta com remorso, ou com desculpas pelo mal feito. Ele quer mudança de atitude para com o pecado, a disposição e resolução de abandonar o Mal. "Cessai de fazer o mal", foi a ordem que Deus deu ao Seu professo povo no tempo do profeta Isaías. (Isaías 1:16)

Mas, aí vem a pergunta: o que é certo? E o que é errado? O padrão do que é certo ou do que é errado, não é propriamente o que os outros pensam, mesmo os que seguem a Cristo. Mas, nas Escrituras encontramos a maneira certa de como devemos agir.

Cristo pede também a renúncia do eu. Temos de renunciar à nossa própria vontade, que por ser fundamentalmente má, é a raiz de todo ato pecaminoso. Para seguir a Cristo temos de abrir mão do direito sobre a própria vida.

Na verdade a vida que temos, pertence a Deus, por direito de criação e por direito de redenção. É necessário abdicar o trono do coração e colocar o cetro na mão de Jesus, homenageá-Lo como nosso Rei. Temos de dizer não ao eu, e sim a Cristo.

A Bíblia nos diz: "Todo o que comete pecado é escravo do pecado". João 8:34. Faz o que o pecado quer, ainda que contra a vontade. O apóstolo Paulo falou por todos os homens quando disse: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço." Romanos 7:19

Cumpre-se então o paradoxo da religião do Céu, de que a submissào - a submissão a Cristo - leva à liberdade. Como disse Jesus: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8:36

Decidir por Cristo pode afetar as nossas relações de família. Em geral o que não servem ao Senhor hostilizam os que O servem. E isto se dá no próprio círculo da família. Dos que se dispõem a serví-Lo, Cristo pede bondade e perdão para com os que se lhes opõem, e dedicação inabalável ao Senhor de sua vida.

Se nos dispomos a serví-Lo, o Senhor conduzirá as circunstâncias para nos colocar onde Ele quer que estejamos. E é seguindo o plano de Deus que fazemos a vida bem sucedida, que achamos a felicidade verdadeira.

Como disse Jesus: "E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e herdará a vida eterna." Mateus 19:29

A decisão por Cristo, de seguir ao Senhor, é o mais importante e o mais urgente assunto da vida. Jesus diz: "... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça". Mateus 6:33.

Aceite a Cristo, faça dEle um habitante de seu coração.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O que seria crer?

Vivemos um momento muito delicado hoje. Parece que a palavra das pessoas não tem mais credibilidade. Além disso uma forte crise financeira preocupa o mundo inteiro.

Mas justamente nesses momentos de insegurança e crise é que a humanidade deve voltar-se para os valores permanentes.Estamos quase todos necessitando de uma UTI para as nossas esperanças e a nossa fé.

O extremo das necessidades humanas oferece a oportunidade que Deus espera para poder nos ajudar. Observando o que está acontecendo no mundo, não teria chegado o momento de procurarmos a dimensão da ? Não seria a o passaporte para sairmos das nossas dificuldades? Mas como entrar nessa dimensão se justamente não possuímos ? Como crer? E ainda mais, o que é fé?

A Bíblia define fé em Hebreus 11:1 - "Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem". A pergunta seguinte é: Como ter fé? A resposta está na Bíblia, em Romanos 10:17 - "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus."

Logo, como está a sua fé? É fraca ou quase inexistente?

Sendo assim, existem três coisas essenciais sobre à fé

Primeiro, devemos compreender o que está sendo mencionado ou prometido. Sem isso, ninguém de nós poderá exercitar uma fé inteligente. Os discípulos que iam para Emaús tiveram esta experiência. " Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." No momento que entenderam o sentido das Escrituras Sagradas, eles puderam exercitar fé nelas.

A segunda coisa importante é que: o conhecimento é essencial à fé. Ninguém de nós poderia crer em alguma coisa sobre o qual ignoramos. Como o apóstolo Paulo esclarece em Romanos 10:14, 17: " Como, porém evocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E assim, a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus."

O terceiro elemento fundamental é a confiança naquilo que está escrito na Palavra de Deus. Aquilo que pedimos ao Senhor, se é de conformidade com a vontade de Deus, sabemos que receberemos. (I João 5:14,15)


Quando o povo do passado veio ao rio Jordão para cruzá-lo, Deus orientou aos sacerdotes que levavam a arca a marcharem e assim que seus pés tocassem a água Ele iria abrir o rio para passarem em caminho seco. Era uma promessa. E Ele cumpriu a Sua palavra. (Josué 3:15 -17) Naamã, o siro, mostrou sua fé no que o Senhor lhe falou. Mergulhou sete vezes no rio Jordão e foi curado da lepra. (II Reis 5;14) No capítulo 9 de João, Jesus passa lodo nos olhos de um cego, pede que vá lavar-se na piscina de Siloé. Ele vai e volta enxergando.

Agora você poderia perguntar. Devo sentir a bênção antes de crer que a receberei? A resposta é não, definitivamente não. Fé e sentimento são duas coisas bem diferentes. Devemos exercitar a fé, confiando na palavra que Deus empenhou. A bênção vêm depois da fé, e não antes. O sentimento não deve governar a fé. Mas a fé deve governar os sentimentos. Em João 20:29 - "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste. Bem aventurados os que não viram e creram."

Guardemos firme a confissão da nossa fé, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. (Hebreus 10:23)

E certamente você viverá com a promessa da Palavra de Deus:
Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (I João 5:4)