domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ser Filho de Deus é Dádiva

Na cosmovisão do Evangelista João não havia dúvida - tudo começou com o Senhor e todas as coisas lhe pertencem. Sua revelação vai mais além e nos informa que muitos seres humanos rejeitaram o senhorio do criador. "Contudo, aos que O receberam, aos que creram no Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12).

Neste contexto da Bíblia, ninguém nasce automaticamente "filho de Deus". Cada um ou cada uma que nasce é apenas criatura de Deus. Esta diferença essencial foi focalizada no texto: "veio para o que era Seu; e os Seus não O receberam". A transformação de "criatura" para "filho" é explicada no verso 12 - "o direito de se tornarem filhos de Deus" foi (e é) outorgado àqueles que creram no Seu nome. É uma dádiva divina.

A concretização da filiação divina ocorre quando, pela fé, a criatura humana "recebe" Cristo Jesus como o Unigênito Filho de Deus. E, em O aceitando, submete-se ao Seu senhorio, passando a viver de acordo com a vontade divina, revelada nas Escrituras. Caso alguém suspeite que isso é fácil, a solução é simples: basta, honestamente, reconhecer os próprios pecados e limitações para, em seguida, do fundo do seu coração, aceitar Jesus como seu Salvador e Senhor. Quem tentar fazer isto vai descobrir logo que esse processo não acontece sem o poder do Espírito Santo. Ser filho de Deus é dádiva.

Deus te abençoe!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jesus, Anjos e Profetas

Todos os Evangelistas e Apóstolos viram em Jesus o cumprimento das profecias e das mensagens dos anjos: "Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta..." (Mateus 1:22).

Há aqueles que pensam ter sido Jesus apenas um líder carismático, forjador de discípulos fanáticos e que ficou famoso porque inspirou uma eficiente estrutura eclesiástica. Ele teria sido o resultado bem integrado de um conjunto aleatório de incidentes e acidentes da história.

As Escrituras não poderiam ser mais contrárias a essa hipótese. Desde o Gênesis, o texto profetiza sobre a semente da mulher esmagando a cabeça da serpente. A partir daí, figuras representando o Cristo aparecem recorrentemente. Consciente ou inconscientemente, vários profetas previvenciaram detalhes sobre o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Quanto aos anjos, estes foram diretos em seus anúncios sobre a gestação, o nascimento, o sofrimento e a glorificação de Jesus Cristo. Ao falar do ministério de Jesus, Paulo nos revela que a vinda do Senhor aconteceu "na plenitude dos tempos". Segundo a revelação bíblica, nada foi acidental ou casual na vida e na missão de Jesus, o Filho de Deus. A obra do Filho já tinha sido delineada desde antes da criação do Éden, bem como dos "novos céus e da nova terra". De igual maneira, aceitar Jesus deve ser um ato voluntário de fé. Como o disseram anjos e profetas.

Deus te abençoe!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O assombroso perdão divino

É glorioso saber que fomos perdoados por Deus. O perdão divino me assombra. Comparados ao Pai, somos tão falhos e pecadores, e Ele, tendo o direito de nos acusar e julgar ofereceu gratuitamente o Seu perdão através da morte do Seu Filho.

Quem, além de Deus, pode nos condenar? Ninguém! E se alguém ousar te acusar, temos um Advogado junto ao Pai (1 Jo 2.1,2), que intercede por nós. Confie nEle, e jamais será abalado!

Deus te abençoe!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quem te justifica é Deus

Podemos ser acusados injustamente por nossa fé. É verdade que o passado de todos nós é condenável. Mas Deus prometeu justificar os que crêem em Seu Filho.

O que é justificação? É o ato soberano de Deus, em declarar isento de culpa aquele que se converte a Cristo. Não importa quantos erros você tenha cometido, ao clamar o perdão divino e reconhecer que Jesus é o Salvador você é justificado de seus pecados e tem a chance de viver uma nova vida na presença do Pai.

Tem sido acusado e humilhado por conta de sua fé?

Não tema! É Deus quem te justifica!

Deus te abençoe!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Deus investiu Seu Filho...

O homem costuma investir apenas naqueles que poderão lhe dar algum retorno. Fazemos isso sempre, investindo nosso tempo, dinheiro e amor em pessoas que julgamos que, ao receberem nossa atenção, poderão nos retribuir de alguma forma.

Deus, entretanto, investiu um alto preço na humanidade. A Bíblia diz que Ele não poupou nem mesmo o próprio Filho, entregando-o por todos nós. O Senhor fez um investimento eterno em você, quando você ainda era pecador, Jesus morreu na cruz para te salvar (Rm 5.8).

Viva sua vida em virtude deste certeza; desfrute do amor de Deus e sirva as pessoas para que outros tenham a chance de conhecer o plano de Deus e sua preciosa salvação.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Felicidades, morte e vida

Escrevendo à Igreja em Esmirna, Jesus anuncia as provações que os crentes irão enfrentar. E anuncia, também, as vitórias e bênçãos reservadas a eles: "Sê fiel até a morte e Eu te darei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10).

Nos Dez Mandamentos, o Senhor é enfático: "Não terás outros deuses diante de mim". A mensagem sobre aceitar e seguir exclusivamente Jeová é uma tônica através da Bíblia. Através da história bíblica, todos aqueles que dividiram sua fidelidade, dando uma parte para o Senhor e outras partes para os senhores do mundo, todos eles experimentaram morte em vida.

Ser fiel ao Senhor, no meio deste mundo que é inimigo de Cristo, é sempre um desafio. Sempre significa incompreensões, preconceitos, discriminações, e mesmo injustiças e ódios. Um dos possíveis significados do "até a morte", pode ser "enfrentando o perigo de morte". Ser fiel até a morte implica na decisão que a rainha Ester tomou: Vou cumprir a vontade do Senhor e, "se tiver que morrer, morrerei". É uma questão de prioridade e de coragem, aceitando as conseqüências da fidelidade ao Senhor. Em compensação, Cristo promete: "Eu te darei a coroa da vida".

Isto é, uma vida coroada, vencedora, triunfante. Cristo compartilha conosco Sua vitória sobre o mundo e o Maligno. Nossa parte é a fidelidade.

Deus te abençoe!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Contentamento na Piedade

Se nossos exercícios espirituais tiverem a motivação certa, produzirão resultados certos. Em outras palavras, é isto que nos diz Paulo: "De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro" (I Timóteo 6:6)

Quando olhamos para dentro de nós mesmos, com qual motivação praticamos nossos atos religiosos? Tradição? Medo? Interesses meramente materiais? Muitos fariseus oravam nas esquinas, para serem elogiados pelas pessoas. Jesus disse: "Já receberam seu galardão". Com isso, Ele quis dizer que nossa vida preciosa nunca é melhor do que a motivação com que a praticamos.

Paulo fala de "piedade com contentamento". Quando praticamos exercícios espirituais com contentamento, a coisa é feita com alegria, com bem estar, com satisfação. A oração com contentamento aplaca nossas ansiedades. A leitura da Bíblia com contentamento abre janelas de conhecimento do Senhor e nos dá o desejo de continuar estudando. A Bíblia e a oração "matam nossa fome espiritual" quando acontecem com o contentamento. A isso, o Apóstolo diz que produz "grande fonte de lucro". Lucro espiritual. Lucro para o fortalecimento da vida diária. É a piedade com contentamento.

Deus te abençoe!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Tremor dos Demônios

Há muita coisa que desconhecemos sobre os demônios. Uma delas é a de que eles não acreditam em Deus. Quanto a este aspecto, Tiago é muito claro: "Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até os demônios crêem e tremem!" (Tiago 2:19).

Quantas pessoas vivem com medo dos demônios? Sua explicação: sendo espíritos tão poderosos e essencialmente malvados, os crentes estão a mercê das ruindades que os demônios podem causar. E até atem a Bíblia, dizendo que o Inimigo está sempre ao nosso redor, pronto para nos destruir.

Primeiro o que está certo: os demônios são espíritos; Eles são maus; Eles gostariam de acabar com os crentes. Entretanto, a partir daí, o resto é superstição. Em nenhum lugar na Bíblia é afirmado que os demônios têm mais poder do que o Senhor. No livro de Jó e em todas as referências bíblicas, fica claro que os anjos satânicos são subordinados ao Senhor. Finalmente, é importante dizer que o Senhor usa as "astutas ciladas" do Maligno no seu processo de aprofundar nossa vida espiritual. Como simples criaturas humanas nós não podemos vencer os demônios. Como crentes em Cristo, recebemos Dele toda a proteção contra os anjos malignos. Quando nós, como cristãos, temos o senhorio de Cristo, o Espírito do Senhor nos protege. E faz os demônios tremerem!

Deus te abençoe!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Regozijai-vos na Esperança

Regozijo é um sentimento intenso de alegria e bem-estar. É uma vivência profunda de gozo interior. Para Paulo, uma das causas de regozijo é a esperança cristã: "Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Romanos 12:12).

Esperança, para algumas pessoas, é um sentimento quase frágil, que tenta compensar a ausência da certeza da fé. Paulo coloca fé e esperança em nível igual. Fé é acreditar nas promessas divinas. Esperança é a certeza de que, mesmo não vendo-as cumpridas agora, as promessas certamente serão cumpridas, porque se baseiam na Palavra do Senhor. Por isso, Paulo diz: "esperança que se vê não é esperança". O Autor de Hebreus diz que "a fé e o firme fundamento das coisas que se esperam".

Temos então razão bíblica para nos regozijar, quando cultivamos a esperança. Esperar pelas promessas do Senhor pode ser uma experiência de gratidão alegre. Esperar com certa melancolia ou tristeza diminui a profunda ação espiritual que a esperança bíblica desempenha em nosso coração. Quando eu confio em alguém, que me prometeu um presente, eu me alegro antecipadamente, enquanto espero pelo presente. É isto que significa "regozijai-vos na esperança".

Deus te abençoe!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Só observando...

O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor
central.

O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias
seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se
ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.

A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um
assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade
e que se chamava Jim.
Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo
restante para orar, que
ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.


E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido
desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados.
Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'


O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que
viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo.
Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.

O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito
antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus.
Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho
homem...
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido
desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados.
Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido.
Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a
ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava
enfermo. Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da
enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.


A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão
simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos,
parentes... Nada!


Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim
ouviu o comentário da enfermeira:
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter
ninguém com quem contar!!

Parecendo surpreso, o velho virou-se
para o pastor e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui,
sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a
mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:

'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos.
Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! '


Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós
diante do meu Pai.'

E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante.
Jesus é sempre o melhor amigo.

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!

Deus te abençoe!