sexta-feira, 30 de abril de 2010

Entrega teu Caminho

Diante das incertezas da vida, Davi propõe uma decisão radical: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele agirá (Salmo 37:5).

Entregar implica uma atitude definitiva. Por isso, entregar não é coisa fácil. Afinal, por definição, aquilo que entregamos não é mais nosso. Do ponto de vista legal, não temos mais direito sobre aquilo que, conscientemente, decidimos dar. Em função de tudo isso, é perfeitamente compreensível nossa insegurança quando enfrentamos o desafio de entregar nossa vida. E acima de tudo, para Deus.

Entregar é como provar pela primeira vez. Será que eu vou gostar do sabor desta fruta desconhecida? Mesmo quando me dizem que é deliciosa, será que eu vou gostar? Em casos como este, não há mais de uma saída: o único jeito é eu experimentar, por conta própria. Seu eu gostar, como. Se eu não gostar, jogo fora. A Bíblia nos informa: entregar os próprios problemas ao Senhor. Não vai ser fácil. Apesar de tudo, o Senhor resolve os problemas que Lhe entregamos. Só que o único jeito de comprovar tudo isso é experimentar. É ter a coragem de experimentar, de entregar. A esta postura a Bíblia chama: andar pela fé. Argumentos lógicos não vão resolver. Tem que ser pela fé.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pedro, Tu me Amas?

Antes de subir aos céus, o Jesus ressuscitado dirige-se a Pedro e lhe pergunta três vezes: "Simão, filho de Jonas, tu me amas?" (João 21:15-17).

Por que três vezes? Não existe uma resposta única para essa questão. Nada impede, entretanto, que examinemos a reação do Apóstolo Pedro, diante do interrogatório a que foi submetido. Perguntado pela terceira vez, "Simão entristeceu-se", pela insistência incômoda, e exclamou: "Senhor, Tu sabes todas as coisas. Tu sabes que eu Te amo".

O problema, aparentemente, não reside naquilo que Jesus sabe. A grande questão não estava no mestre, mas no discípulo. Dá a impressão que Jesus quer o nosso amor de uma maneira, consciente, transparente, determinada. Nós cristãos sabemos das vezes que negamos o nosso Senhor, das vezes que esquecemos do Seu amor. As pressões do mundo são poderosas. Os apelos do mundo são sedutores. Manter um comportamento de amor a Cristo exige mais do que "gostar" da igreja. Exige mais do que "encantar-se" com a profundidade da Bíblia. Amar a Cristo é um "salto existencial" sem retorno. É um "salto de fé", no qual investimos nosso passado e nosso futuro. Amar a Cristo é sofrer a inimizade do mundo. Mas é, na sua dinâmica, nos alimentar da própria essência do Senhor. Porque Deus é "amor".

Deus te abençoe!

terça-feira, 27 de abril de 2010

... Espírito Santo ...

Passando por Éfeso, Paulo encontrou-se com alguns discípulos que, ouvindo João Batista, foram batizados. O Apóstolo lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? Eles responderam – Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo” (Atos 19:2).

O Espírito Santo não é apenas um tópico doutrinário do cristianismo. Não são poucos os cristãos que transformaram a realidade bíblica do Espírito Santo em um tema de luta de credos. Chega a ser entristecedor a paixão e o desrespeito com que alguns religiosos acreditam que possam reduzir a realidade onipotente do Espírito do Senhor a alguns preceitos racionais ou intelectuais.

Vivemos na dispensação do Espírito Santo que, com a subida aos céus de Jesus ressuscitado, trabalha em nós “ensinando todas as coisas”. É Ele quem nos “convence de pecado, de justiça e de juízo”. E, acima de tudo, é Ele que quem nos “adota como filhos“ (Rom. 8:15). A grande revelação da Bíblia é que aquilo que nos conhecemos do Espírito não depende realmente de nós, mas da revelação do Espírito em nós, como diz Paulo aos Romanos. Se vivemos na base do medo e do constante sentimento de culpa, então “não conhecemos o Espírito Santo”. Quando vivemos com Ele, vivemos com liberdade espiritual e com o júbilo da salvação.

Deus te abençoe!

domingo, 25 de abril de 2010

Primeiro Amor...

Após enumerar as boas qualidades da igreja de Éfeso, Jesus lamenta: "Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor" (Apocalipse 2:4).

O Senhor não ignora nosso esforço de servi-lo na igreja. Ele registra com muito cuidado nossa postura de ortodoxia doutrinária. Ele elogia nosso "trabalho árduo e perseverança". Mesmo contabilizando tudo isso, Ele sente necessidade de avaliar o tipo de motivação espiritual de nossa conduta religiosa. Para Jesus, "abandonar o primeiro amor" é atitude muito triste muito grave.

Nosso "primeiro amor" é aquela alegria imensa que nos invade, quando o peso de nosso pecado é perdoado. Nosso "primeiro amor" é a experiência de comunhão com o Senhor, que fortalece a consciência de vossa fragilidade. Nosso "primeiro amor" é aquela constatação, que ainda experimentamos, de que a Bíblia é "lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho". Nosso "primeiro amor" é aquela atitude que ainda nos ajuda a dizer "pequei contra ti", e que nos leva a buscar a correção do Senhor. Este é o amor do Senhor, que nos permite continuar cultivando nosso "primeiro amor".

Deus te abençoe!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nossa Terra de Node

Após ter assassinado seu irmão Abel, desrespeitado ao Senhor e mentindo descaradamente, diz Gênesis que “Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden” (Gênesis 4:16).

Na língua hebraica, Node significa “fugitivo”, “peregrinação”. Para onde quer que Caim fosse, após afastar-se “da presença do Senhor”, seria terra de Node, de alguém procurando esconder-se da presença acusadora do Senhor.

Cometer premeditadamente um crime já é em si uma conduta grave. Enfrentar a disciplina proposta pelo Senhor e dizer, com toda arrogância, que ele podia situar-se acima da lei e da ética, tal conduta foi gravíssima.

Fugir do Senhor não é a solução para nenhum deslize. Enfrentar o Senhor não torna ninguém mais forte ou mais justo. O caminho saudável, que Caim recusou, é o do reconhecimento do pecado, é o do arrependimento, é o de submeter-se ao perdão dado pelo Senhor. “Todos pecaram”, diz a Bíblia. Mas a Bíblia também diz que, em Cristo, “o amor cobre uma multidão de pecados”. De nossos pecados, como cristãos. De nossos desvios do “caminho estreito”. De nossas fugas da presença do Senhor. É bom nunca esquecer que Ele é “fiel e justo para nos perdoar todo pecado”.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Eu, minha casa, o Senhor

Após liderar os israelitas, na conquista de Canaã, Josué exorta o povo quanto a lealdade do Senhor. Dando o exemplo, declarou: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24:15).

Ser pessoalmente fiel ao Senhor já é, em si, tarefa super difícil. Contribuir para construir uma família com a mesma fidelidade passa a ser um enorme desafio. O primeiro passo, neste sentido, é colocar os interesses do Senhor acima dos próprios interesses: esta atitude constitui uma luta diária, na extensão de nossa vida cristã. O segundo passo é colocar o Senhor como algo mais importante do que nossa própria família: esta atitude exige uma profunda postura de fé, que realmente acredita que "se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam".

O terceiro passo é descobrir que eu tenho que ser o exemplo, para o cultivo espiritual da minha família. De nada adianta pregar e não viver. De nada adianta ter um comportamento no templo e, durante a semana, agir como se não houvesse Deus. De nada adianta passar para a Igreja ou para a escola a responsabilidade paterna e materna de ensinar a Bíblia e ensinar a oração, para os nossos filhos. Se eu honestamente não sirvo ao Senhor, provavelmente minha família seguirá meu exemplo. Somente citar Josué não vai adiantar muita coisa.

Deus te abençoe!

terça-feira, 20 de abril de 2010

São os Filhos presentes do Senhor?

O Salmo 127 é o texto clássico sobre o papel do Senhor, na construção do lar espiritualmente saudável. No seu verso 3, ele diz: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá” (Salmo 127:3).

Por alguma razão no passado, o verso 5, que fala da vantagem de muitos filhos, na família patriarcal, tem sido usado como uma recomendação bíblica para que a família seja grande. Pior do que isso, o Salmo 127 tem sido usado também para justificar trazer filhos ao mundo, mesmo quando marido e mulher não tenham condições econômicas ou espirituais para ensinar as crianças “no caminho em que devem andar”.

Felizmente, existe a possibilidade de ver no verso 3 a mensagem de que os pais assumem uma grande responsabilidade, quando geram filhos. Afinal de contas, se as crianças são uma “recompensa” do Senhor, o mínimo que um cristão deveria fazer seria cuidar muito bem desta dádiva. De qualquer maneira, não importando as interpretações, o Salmo deixa óbvia a mensagem da imensa responsabilidade paterna e materna, na manutenção do bem-estar dos filhos que resolveram ter. Pais são responsáveis diante do Senhor. É incontável o número de pessoas desviadas do Senhor, pelo péssimo tratamento que receberam dos pais. Filhos espiritualmente saudáveis sempre são gratos pelo exemplo bíblico dos seus pais.

Deus te abençoe!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Carta Para Éfeso

As cartas para as sete igrejas da Ásia são um material riquíssimo para cada cristão. O Senhor Jesus, nos anos em que esteve entre nós, não deixou material nenhum escrito (tudo o que sabemos do Mestre veio pelo testemunho dado pelos apóstolos, e de poucas fontes históricas extra-bíblicas).

O conteúdo das sete cartas foi ditada por Cristo a João, para igrejas cristãs já estabelecidas. O que estaria Jesus pensando da Igreja? O que estará Jesus pensando da nossa vida?

Esta carta foi escrita ao presbítero responsável pela igreja de Éfeso; e individualmente, para cada cristão que se identifica como Igreja de Jesus Cristo.

Deus te abençoe!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Casa firme do Cristão

A resistência de um prédio está diretamente relacionada com a firmeza dos seus alicerces. Foi baseado nisto que Jesus, após o Sermão do Monte, disse aos seus ouvintes: "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha" (Mateus 7:24).

A declaração é simples. Tão simples que, de tão óbvia, nós nos acostumamos com ela. E daí ela passa a perder o impacto espiritual e existencial que deveria ter sobre nós cristãos. Qual seria o cristão que, em sã consciência, diria em público que não procura pôr em prática as "bem aventuranças"? Ainda que, na vida prática, não se esforce em ser pacificador, em chorar com os que choram, em ter fome e sede de justiça.

A cristandade atual construiu sua casa religiosa sobre a areia. Sobre a areia das ambições pragmáticas e oportunistas do mundo. Sobre a areia da lógica humana dos empresários e líderes "bem sucedidos". Sobre a areia que declara que a igreja só é boa quando sua membresia atinge alguns milhares e os seus dízimos acumulam alguns milhões.

O alicerce do cristão são as palavras do Cristo. São as absurdas palavras de Cristo. Que de tão absurdas não temos coragem de obedecê-las. Felizmente, em tudo isso, temos um Espírito Santo que, diante da nossa fragilidade, simplesmente nos pergunta: "Você ama a Cristo?" Aí, se a resposta for positiva, Ele toma conta de nós, fortalece a nossa fé e vai construindo em nós, em nome do Cristo, a casa vigorosa do cristão. Do cristão que ama a Cristo.

Deus te abençoe!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Deixar Pai e Mãe

Um dos textos mais profundos e difíceis da Bíblia é aquele que fala da identidade pessoal do marido e da esposa: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher; e eles se tornarão uma só carne" (Gênesis 2:24).

Ninguém se torna pessoa individual a partir do nada. A realidade ensina que, para responder adequadamente à pergunta "quem sou eu agora?" sempre é necessário responder "quem eu tenho sido, até agora?". Um percentual enorme de nossa personalidade constitui a contribuição que nos foi dada por nossa própria família.

Sabendo disso, a Bíblia nos ensina que, após listar justamente tudo aquilo que recebemos de nossos pais, nosso passo seguinte é: pois bem, que farei com todas essas coisas que recebi da minha família? Passarei a ser apenas um clone dos meus pais? Ou, com coragem e bom senso, farei a digestão subjetiva de tudo o que recebi e procurarei dar um "jeitão" pessoal a tudo aquilo que herdei? A Escritura diz: "cada um dará conta de si mesmo, a Deus". A responsabilidade de "deixar" pai e mãe é nossa. Peçamos sabedoria ao Senhor, para construir nossa identidade pessoal.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Antes de Entrar, Sair

Quando Jeová prometeu uma terra especial para Abraão, colocou uma condição: O Senhor disse a Abraão – “Sai-te da tua terra, da tua parentela, da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei” (Gênesis 12:1).

O Senhor, como sempre, foi muito claro: “Abraão, se é você que quer entrar na terra futura, não tem outro jeito – você vai ter que abandonar sua terra do passado”. Esta mesma lógica o Senhor aplica para toda a dinâmica da nossa vida espiritual. Na nossa visão egocêntrica e humana, queremos crescer espiritualmente, mas não queremos abandonar nosso velho território de vícios da lógica humana.

A lógica divina exige nossa fé: ela exige, hoje, que abandonemos nossas convenções meramente humanas. A não ser que assumamos esta postura, as promessas do Senhor não têm espaço para ser realizar em nós. As promessas divinas se realizam no nosso futuro. Mas elas dependem de nossa fé. E isto acontece no presente. Sem nenhuma garantia, além da palavra do Senhor. Viver pela fé é isto: antes de entrar, sair.

Deus te abençoe!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Morte e Ressurreição de Êutico

Pregando aos irmãos de Trôade, Paulo se estendeu até a meia-noite: "um jovem chamado Êutico, que estava sentado em uma janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto" (Atos 20:9).

A oportunidade era especial: Paulo iria ficar somente uma semana em Trôade e os cristãos queriam ouvi-lo cada vez mais. No primeiro dia da semana, o jovem Êutico e sua família foram ouvir o Apóstolo, que falou até o amanhecer. O tempo de resistência do jovem Êutico foi a meia-noite. Sentado na janela, cansou, adormeceu, caiu e morreu. Diante do tumulto, Paulo não se abalou. Interrompeu o culto, desceu os três andares e ressuscitou o rapaz. Voltou ao salão e continuou sua pregação, para o benefício de todos. Sem repreender ninguém.

O Senhor sabe dos nossos cansaços. Ele entende que Seu desejo de nos instruir é grande, mas nossa atenção é pequena. Por isso, quando dormimos e caímos, Ele desce até nós, nos reanima e nos fortalece. O cansaço pode nos matar, a graça compreensiva do Senhor sempre nos ressuscita.

Deus te abençoe!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O chamado de Jeremias

Eu tenho um apreço muito forte pelo ministério do profeta Jeremias; a periculosidade de sua missão, os resultados dela e o seu sofrimento em ver a recusa do povo em atender a vontade de Deus são marcos que quero carregar em minha vida.

O Senhor levantou Jeremias como "uma voz" para anunciar a Sua vontade; veja que o livro começa com a expressão "Palavras de Jeremias".

Da mesma forma, o Senhor tem feito de nós, que somos a Sua Igreja, uma voz para este mundo perdido. Agora, resta saber se você tem estado comprometido em ser essa voz, e mais, o que essa voz tem dito ao mundo que precisa desesperadamente de salvação.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pressa para o Senhor

Há comentaristas que chamam de "messiânico" o Salmo 22, porque seu texto apresenta detalhes da crucificação de Jesus. O verso 19, entretanto, descreve os sentimentos de muitos de nós: "Mas Tu Senhor, não te alongues de mim, força minha, apressa-te em socorrer-me" (Salmo 22:19).

A maioria dos nossos problemas aumenta de intensidade, quando não resolvida a tempo. A inflamação se espalha. A dor se intensifica. A ansiedade prejudica o raciocínio. Daí nossa preocupação, que nos empurra na busca de saída ou de solução.

Quando lemos a Bíblia, uma das coisas que mais encontramos é a ansiedade. No livro de Salmos, então, temos um desfile de orações ansiosas, angustiadas. Esta constatação é importante porque, ao vermos nossas próprias ansiedades, descobrimos que não somos diferentes dos crentes da Bíblia. Como o Salmista, todos nós repetimos: "apressa-te em socorrer-me". Enquanto não percebemos o socorro divino, porém, a ansiedade nos incomoda. E o que é pior, ela nos intimida, sugerindo que nossa fé esteja ficando fraca. Olhemos para nosso passado: quantas vezes o Senhor nos ajudou! Diante disso, a Bíblia afirma: o que Ele fez no passado, fará no futuro. Nós mudamos, mas Ele não.

Deus te abençoe!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Os bons conselhos de Cristo

É comum o texto bíblico ressaltar fatos que ele considera importantes. Após mencionar que "no princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus", o autor repete essa mesma afirmação, mencionando que Jesus estava no princípio com Deus.

O Salvador não iniciou seus dias no ventre da virgem; Ele existiu antes de todas as coisas. Eu fico com isso pensando: "se Jesus existiu há tanto tempo, Ele tem experiência e conhecimento suficiente para conduzir minha vida e me entregar no porto seguro de sua presença".

Você já sofreu por seguir maus conselhos de amigos. Ouça o bom conselho de Cristo e receba por fé a salvação da sua alma.

Deus te abençoe!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A batalha por sua mente

Apesar de ser invisível a nossos olhos, o mundo espiritual é uma realidade e está em constante contato conosco. E existem forças do mal atuando nesse perímetro, tentando a todo o custo destruir nossa vida.

O canal utilizado por esses seres é a nossa mente; é através dela que vamos recebendo padrões de pensamentos que nos distanciam da vontade de Deus.

Você pode estar passando por isso! Ouvindo sussurros na mente que lhe dizem "ninguém acreditará em você", "você não consegue viver uma vida cristã", "você não tem valor nenhum", "nenhuma pessoa é boa", "O Senhor não te ama mais".

Se este é o seu caso, quero lhe dizer que Jesus tem um projeto de salvação para você e quer lhe ajudar a viver uma vida transformada com Ele.

Deus te abençoe!

domingo, 4 de abril de 2010

As misericórdias do Senhor

A misericórdia é a compaixão que sentimos diante da miséria alheia. Este sentimento nasceu, primeiramente, no coração de Deus.

Lamentações 3:22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.

O Pai celestial sente uma profunda misericórdia por nós, seres humanos; misericórdia essa que Ele demonstrou de forma visível e definitiva, ao permitir que Jesus se oferecesse em sacrifício pelos nossos pecados.

Você não merece o amor de Deus! Mas Ele oferece Seu precioso amor para toda a humanidade. O Pai sente misericórdia de você! Aceite Seu perdão e tente outra vez!

Deus te abençoe!

sábado, 3 de abril de 2010

Condenação dos Maus Pastores

O Senhor, várias vezes, condenou as más ovelhas do Seu rebanho. Por outro lado, houve ocasiões em que Ele também condenou os mus pastores: "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor" (Jeremias 23:1).

O problema dos maus pastores do Reino de Deus é um assunto enfrentado tanto pelos profetas, quanto pelos apóstolos. De acordo com Jeremias, os maus pastores cometem duas maldades, por causa do seu comportamento e por sua pregação.

Primeiro, eles "destroem" as ovelhas, demolindo suas convicções, escandalizando sua boa fé, extorquindo o seu dinheiro. Como conseqüência, eles cometem a segunda maldade: "dispersam as ovelhas", levando-as a desacreditar as igrejas e a não mais freqüentar a comunidade cristã.

Precisamos, hoje, de mais "bereanos". Precisamos de mais membros de igreja que, após ouvirem seus pregadores, vão à Bíblia, para conferir sua veracidade. Não compram gato por lebre... Estes crentes serão elogiados por Jesus, como na carta à Igreja em Éfeso: "sei que você... pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são e descobriu que eles eram impostores" (Apocalipse 2:2).
A condenação dos maus pastores vem de Jeremias e é reforçada por Jesus.

Deus te abençoe!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vacilo Na Dificuldade

O livro de Provérbios, em um certo ponto, parece que está dizendo o óbvio: "Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!" (Provérbios 24:10).

É possível, entretanto, perceber algo mais profundo, na aparentemente óbvia sentença de Salomão. A interpretação bíblica ensina que, em certos casos, frases são ditas para nos chocar, para nos tirar do marasmo. Pergunta-se: não é verdade que, no fundo, no fundo, quando o Senhor permite que enfrentemos "dificuldades", Seu objetivo é nos exercitar na direção do fortalecimento pessoal? Clássico exemplo é o caso de Jó.

Há muitos crentes, porém, que gostariam de ter uma vida cristã limpinha de problemas, destituída de dificuldades. São esses crentes, exatamente, que têm "limitada a sua força". Desde Jesus até o restante dos que ensinaram no Novo Testamento, a ênfase é aceitar as tribulações em harmonia com o Senhor, sabendo que as dificuldades produzirão crescimento espiritual. A Bíblia chega até a dizer que, quando acreditamos na estratégia do Senhor, devemos "dar graças a Deus, quando passarmos por muitas provações"! O Senhor quer que nossa força não seja limitada. Ele quer que dependamos Dele. Ele não quer que tenhamos vacilo na dificuldade.

Deus te abençoe!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Perseverai na Oração

Na série de conselhos práticos que Paulo dá aos Romanos, há três coisas que ele enfoca: "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração" (Romanos 12:12).

Para alguns de nós, o termo "esperança" não é tão bem-vindo. Principalmente quando aquilo que se espera continua demorando a concretizar-se. Chega a um ponto que nem a luzinha no final do túnel nós percebemos. Por esquisito que pareça, o remédio de Paulo, quando isso acontece, é "alegrem-se...". E isto nos conduz ao segundo tema, que é o da "tribulação". A tribulação nos cansa, nos amedronta, nos irrita. Ser paciente, neste contexto, se parece com retesar os músculos, olhar as ondas se aproximando, fincar os pés na areia e deixar a água passar por cima. Por maior que seja a onda, por maior que seja nosso tombo, sempre as águas se desvanecem e vão embora: com paciência, a gente aprende esta realidade.

Certamente, o ponto crucial do verso de Romanos é o seu final: orar e com perseverança. Orar não deve ser visto como uma lista de pedidos, mas como uma postura de comunhão com Deus. É na vivência regular com o Senhor que a tribulação e a esperança vão adquirindo significado positivo. Daí o verbo "perseverar". Mil coisas nos distraem da oração,mas perseverar na oração é um aprendizado.

Deus te abençoe!