quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os ímpios perecerão...

O caminho da impiedade, apesar de atraente, terminará em tragédia. É assim que começa o livro dos Salmos: “O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmo 1:6).

De acordo com a permissão divina, os projetos da impiedade só terão a capacidade de prosperar aqui na Terra. Esta postura do Senhor faz parte do Seu processo de disciplinar e aperfeiçoar espiritualmente os Seus filhos. Entretanto, apesar de conhecer este ensinamento bíblico, há muitos cristãos que não se conformam com a prosperidade material dos inimigos do Senhor. E, por causa disso, se permitem participar, de vez em quando, das práticas ímpias.

É triste quando isso acontece. Porque as consequências são sempre ruins. Vale à pena levar a sério os alertas da Bíblia. É só uma questão de tempo: mais cedo ou mais tarde, o pecado recebe castigo. Por isso, não é má ideia assimilar e por em prática a orientação do Senhor. Mesmo sabendo que o Senhor nos perdoa, é essencial não fechar os olhos para as consequências destruidoras de todo e qualquer pecado. Tanto para nós, quanto para os outros. Ainda que seu princípio seja atraente, certamente o caminho do ímpio perecerá.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sacerdote Real

O apóstolo Pedro também nos chama de sacerdócio real. A Igreja de Cristo é uma comunidade onde todos os crentes são sacerdotes; diferente do que acontecia em Isarel, onde o sacerdócio era restrito a uma minoria qualificada.

O sacerdote era constituído em favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para oferecer sacrifícios pelos pecados (Hb 5.1). Por meio de Cristo, todo crente é chamado para o serviço do Senhor.

Ei meu amigo, me responda: Você tem se apresentado diante de Deus para servir? Tem orado pela salvação das pessoas? Tem trabalhado pelo evangelho? Ou tem dado trabalho na sua comunidade?

Pense Nisso...

Deus te abençoe!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Liberdade para os Pés

Qual a garantia que temos de atingir os alvos que recebemos do Senhor, em um mundo cheio de desvios e enganos? Salomão nos informa - "Porque o Senhor será tua esperança e guardará teus pés de serem presos" (Provérbios 3:26).

Há ocasiões, na vida, em que sentimos nossos pés como pesando toneladas. Por mais que nos esforcemos, nossos passos se arrastam. Nosso progresso é quase nada. E nós nos perguntamos: como nos libertar e caminhar para os caminhos do Senhor?

O Autor de Provérbios admoesta: a solução não está em melhorar os pés. A solução está no Senhor, em Quem devemos depositar nossa esperança. Ele sabe como "guardar" nossos pés de serem presos. Não somente Ele conhece nossos grilhões, Ele tem o poder de quebrar as correntes e algemas. A nós outros, dono dos pés cabe-nos entregá-los ao Senhor. Não importa o poder daquilo que nos esteja prendendo. É isso o que significa dar a Deus o coração. Nunca falha: coração entregue ao Senhor, liberdade para os pés.

Deus te abençoe!

domingo, 18 de julho de 2010

Aquietai-vos: Eu Sou Deus

Em um mundo que tantas calamidades e desgraças, o Senhor nos assegura: "Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus" (Salmo 46:10).

Aqueles que estudam a história sabem que, periodicamente, o mundo sofre uma taxa maior de terremotos, de inundações, de secas, de cataclismos. Para quem se esquece do passado, dá a impressão de que nunca dantes tantos desastres naturais e humanos aconteceram. Só que conhecer a história não diminui a visão das tragédias, das mortes, das destruições do presente. Por isso, não raro ficamos prisioneiros do abandono final.

A palavra divina é clara, é poderosa: "aquietai-vos". O ficar tranqüilo, em obediência a Deus, nada tem de insensibilidade diante das ondas de destruição. Quando Ele diz "sabei que eu Sou Deus", a mensagem é clara: Eu sei o que fazer, Eu sei como consertar, Eu sei como amparar, Eu sei como reconstruir. Se Eu fiz no passado, certamente farei no presente. Por isso, mesmo no meio das calamidades, "aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus".

Deus te abençoe!

O Engano dos Falsos Discursos

Tiago propõe que nossa religiosa seja honesta, coerente e prática: "Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tiago 1:22).

O que menos nos falta são falsos discursos. Nós os temos nas rádios, na televisão, nos púlpitos. Eles constituem bonitas peças de oratória. Eles mexem com nossas emoções e fogem do raciocínio honesto. Acima de tudo, os falsos discursos não encontram base bíblica. São sempre textos fora de contexto.

O Apóstolo nos ensina: o jeito seguro de não nos enganarmos com falsos discursos é aprender a verdade bíblica. E, depois de aprendê-la, simplesmente colocá-la em prática. Quem não cumpre o ensino bíblico vira um viciado em apenas ouvir. Apenas ouvir, sem o compromisso de obedecer, cria a ilusão de ser "um bom crente". Transforma a pessoa em mero freqüentador de culto, para quem o sermão vira um estimulante que somente dura até o final do culto. É o engano dos falsos discursos.

Deus te abençoe!

sábado, 17 de julho de 2010

Carta para Pérgamo...

Pérgamo era berço de toda manifestação filosófica e religiosa contrária a Deus. Ali havia o culto a Zeus, a Dionísio, a Asclépio e a Atenas. Além disso, a cidade, fiel ao império, adorava o imperador como deus.

Apesar da poderosa influência de Satanás, a Igreja se mantinha fiel a doutrina cristã e a adoração Senhor Jesus Cristo. Hoje vemos em nossa nação muitos tronos erigidos para Satanás, mas precisamos manter erguida a bandeira do evangelho transformador de Jesus.

De que maneira temos resistido a influência demoníaca em nossa nação?

Deus te abençoe!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os nossos Descendentes...

O Salmo 37, em que o Salmista compara a prosperidade material dos ímpios com o sustento permanente que o Senhor concede aos que O aceitam. Ele afirma: “Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência mendigar o pão” (Salmo 37:25).

A herança que deixamos para nossos descendentes, além de material, tem que ser espiritual.

Baseado na sua experiência com o Senhor, o Salmista fornece uma dica importante e estratégica: capriche na sua vida de comunhão e dependência do Senhor. De acordo com Davi, a piedade espiritual de um homem ou de uma mulher implica repercussões positivas na sua descendência. Não exatamente pelo poder do pai ou da mãe, mas por causa da fidelidade do Senhor que servimos.

Este verso do Salmo 37 pode ser visto como uma promessa do Senhor àqueles que O obedecem. Aliás, não faltam textos que concordem com ele. Ele é a garantia de pão para nossos descendentes.

Deus te abençoe!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Proteção contra os Ímpios

Quando o Senhor chamou Jeremias para profetizar, o reino de Judá estava podre espiritualmente. A reação do rei e do povo, diante das palavras do profeta, conclamando para o arrependimento, foi a de ameaças e prisão. Por isso, o Senhor garantiu a Jeremias: "Eu o livrarei das mãos dos ímpios e o resgatarei das garras dos violentos" (Jeremias 15:21).

Jeremias é um exemplo vivo das tribulações sofridas pelos servos do Senhor que se esforçam por ser fiéis à chamada divina. O livro dos Salmos está repleto de orações de homens justos vítimas das maldades do mundo.

O Senhor Jesus resolveu o problema. De início, Ele confirma: "no mundo, terei tribulações". E, quanto mais amamos Jesus mais o mundo nos odeia. A solução, entretanto, está no próprio Cristo, que nos afirma: "Eu venci o mundo". Logo, é este Senhor, que já venceu o mundo, que nos garante segurança, livramento e resgate. É uma questão de fé e de experiência. É sempre importante não se esquecer das vezes que Ele já nos libertou. Cristo é e será sempre nossa proteção contra os ímpios.

Deus te abençoe!