terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nem neste Monte, muito menos em Jerusalém...

Perguntado pela samaritana sobre onde se deve adorar o Pai, respondeu Jesus: "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai" (João 4:21).

Vinte e um séculos depois desta afirmação de Jesus, os "samaritanos" contemporâneos continuam brigando sobre o lugar "certo" de adorar o Pai. Nas cidades grandes, durante uma viagem de ônibus de trinta minutos, nós nos deparamos com todo tipo de igrejas e templos, com nomes espalhafatosos, que garantem ser neles "o lugar" da verdadeira adoração.

Ao invés de gastar tempo condenando essas modas eclesiásticas, o que vale mais a pena é voltarmo-nos para o alerta de Jesus. "Nem neste monte, nem em Jerusalém". Nem nas garages com nomes pomposos de "igreja", nem nos mega-templos com milhares de assistentes. O que importa não é o lugar. O que importa, acrescenta Jesus, é adorar o Pai "em espírito e em verdade".

Deus te abençoe!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O futuro assusta!

O futuro assusta quem deseja cumprir os propósitos de Deus. Será que vou conseguir manter minha família? E se o emprego faltar? E se a doença chegar? E se a pessoa que eu amo vier a faltar?

É comum nos amedrontarmos com essas coisas. Mas não precisamos viver escravos do medo. Com este verso, o Senhor me acalmou com respeito ao futuro. Se Ele se apraz a sustentar animais e os filhos dos corvos, não devo confiar que, de igual modo, Ele cuidará de mim (Mt 6.26)?

Irmão confie sempre que o Pai reservou o necessário para você viver cada etapa de sua vida. Não irá lhe faltar o que você precisa para viver!

Deus te abençoe!

domingo, 29 de agosto de 2010

Bens além do Senhor...

Para alguém dizer, como o enriquecido rei Davi, que sua fortuna se reduzia a apenas um bem soa como coisa muito estranha. Pois, para o grande rei, não havia dúvida: "A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor - não tenho outro bem além de Ti" (Salmo 16:2).

Há muitos cristãos, hoje em dia, que não conseguem levar a sério a declaração do Salmista. Neste século de afluência e de muitas oportunidades, temos nos encantado com a multiplicidade das riquezas que o mundo nos oferece. Os apelos desses bens mundanos são tão grandes que crentes e igrejas não atentam para o preço espiritual que elas exigem.

A Bíblia é um livro claro sobre nossas prioridades espirituais. O problema não é o dinheiro: o problema do mundanismo é o amor ao dinheiro. "Amar a Deus sobre todas as coisas" claramente nos impede de sacrificar nosso melhor, em benefício daquilo que não vem do Senhor. Em um mundo materialista e consumista, pega mal dar ênfase aos bens espirituais. Hoje, como no tempo do rei Davi, o desafio é o mesmo: tentados pelos bens do mundo, esta deve ser nossa profissão de fé - "não tenho outro bem além de Ti".

Deus te abençoe!

sábado, 28 de agosto de 2010

Vencendo por CRISTO

No capítulo 15 da 1ª Carta dos Coríntios, Paulo escreve o estudo clássico sobre a ressurreição dos corpos segundo o Apóstolo, tudo aquilo que o Senhor planejou para a derrota final da impiedade chega ao auge com a ressurreição, primeiro do Cristo e, depois, nossa: "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso senhor Jesus Cristo" (I Coríntios 15:57).

Em todos os seus escritos, Paulo declara com toda a convicção o ensino da Bíblia sobre o chamado "problema do mal". Para o Apóstolo, o pecado não deve ser visto como um "furo", um erro divino, no processo da criação. O Senhor, desde "antes da criação do mundo" planejou detalhadamente tudo aquilo que Ele quis fazer para, finalmente, reunir os "filhos de Deus" nos "novos céus e na nova terra".

Nada é mais triste e melancólico do que um cristão sincero ficar desanimado diante da enormidade das injustiças e corrupções do mundo. Nós não fomos chamados para sermos vítimas da maldade. Fomos chamados para compartilhar, com Cristo, a vitória da soberania divina. Revoltar-se contra a maldade do mundo é saudável. Mais saudável, ainda, é levar a sério a suprema declaração bíblica de que Cristo já venceu tudo isso. Quanto a nós, somos também vencedores - nossa vitória é por Cristo.

Deus te abençoe!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ele é o Senhor que se inclina.

Um dos Salmos mais belos e profundos sobre o cuidado do Senhor para conosco começa descrevendo a solicitude divina: Texto - "Esperei com paciência no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor" (Salmo 40:1).

Todos nós já experimentamos situações críticas em nossa vida. O tempo de resposta do Senhor é tão diferente do nosso que não nos parece absurdo concluir que Ele não nos ouviu.

Davi experimentou todo tipo de injustiças, de traições, de dificuldades: basta ler seus salmos, para ver que sua lista de sofrimentos foi enorme. Entretanto, mesmo falando de suas mágoas, Davi faz questão, no mesmo contexto, de descrever as respostas e as libertações do Senhor. No Salmo 40, Davi chega a detalhes: o Senhor, diz ele, não somente nos ouve, mas Ele nos ouve com solicitude e carinho. "Ele se inclinou para mim". O Senhor não é distante. Nem burocrático. Ele é o Senhor que se inclina.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

nunca se julgue auto-suficiente...

A maior tentação, na vida daqueles que esperam pela vontade de Deus, é a de fazer as coisas do seu próprio jeito. A carne tenta nos enganar: "Deus não dará jeito nessa situação", ou "Ele não lhe dará direção segura para sair dessa".

Aqui eu vi meu retrato: preciso tomar uma decisão importante, mas não ouvi de Deus palavra alguma. Esse verso, contudo, me aquietou: "Grande é o Senhor e mui poderoso". Por que confiaria em mim, se sou pequeno e fraco, ao invés de confiar em um Ser que é grande e poderoso? Não posso entender a Deus, pois "seu entendimento não se pode medir". Mas posso confiar que, mesmo sem entendê-lo, Ele tem prometido terminar a obra que começou em minha vida (Fp 1.6).

Para fazer a vontade do Pai Celestial é essa: nunca se julgue auto-suficiente para agir sozinho, e não perca seu tempo tentando entender a Deus. Simplesmente confie nEle.

Deus te abençoe!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Esperando pela vontade do criador...

Às vezes, eu ficava desconfiado de Deus. Isso mesmo! Em algumas situações, suspeitava que Ele estivesse equivocado.

Salmos 147:4 - Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.

Fiquei surpreso por ver o quanto fui ignorante com respeito a Ele. Ele conta o número das estrelas e chama todas pelo seu nome. Os astrônomos acreditam que, somente na via Láctea, existam cerca de 200 bilhões de estrelas. Se o Pai Celestial tem tamanha sabedoria, porque eu devo me atrever a pensar que Ele não está cuidando de mim?

A dica que desejo lhe transmitir para que você faça a vontade de Deus é essa: pare de desconfiar de Deus e jamais aceite em sua mente/coração qualquer suposição de que Ele falhou com você!

Pense Nisso.

Deus te abençoe!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Esperar em Deus...

Esperar em Deus sempre nos deixa feridas. Os heróis da fé sofreram! Os apóstolos enfrentaram revezes pelo nome de Cristo. O próprio Cristo morreu na cruz em obediência ao Pai. Contudo, todos mostraram uma disposição vitoriosa para continuar lutando.

Isso me desafiou! Foi quando este verso me mostrou o segredo destes homens. O Senhor sara os de coração quebrantado e lhes cicatriza as feridas. O homem de coração quebrantado é aquele que sabe que precisa da ajuda do céu. Que não confia em si mesmo, mas no Senhor.

Estes, enquanto esperam pela vontade do céu, são sarados e tem suas feridas cicatrizadas. Ele quer sarar você! A terceira dica que quero lhe dar é essa: não observe as feridas que a vida lhe causou, mas acredite que a vontade de Deus sarará todas elas!

Seja curado, em nome de Jesus.

Deus te abençoe!

domingo, 22 de agosto de 2010

Os Limpos de Coração Verão a Deus

Na Sua pregação das bem-aventuranças, Jesus estabeleceu qual é a relação de causa e efeito, na vida espiritual. Uma delas diz: "Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" (Mateus 5:8).

Basicamente, Jesus estabeleceu que há uma íntima relação entre limpeza de coração e percepção do Senhor. A divindade não coexiste com a sujeira. A divindade se contrapõe ativamente a tudo aquilo que não concorda com santidade. Aparentemente, porém, aumenta o número de religiosos que está ignorando este ensino do Cristo.

Ver a Deus é o equivalente a perceber Sua presença, Sua atenção, Suas implicações na vida diária. Cristãos que procuram a limpeza da alma percebem a mão de Deus até nas provações da vida. A percepção da presença amorável e justa do Senhor é uma experiência tão poderosa e bela que compensa, e muito, a disciplina espiritual necessária para a santificação. Por isso, Jesus não teve dúvida em afirmar: quem procura limpar o coração é bem aventurado.

Deus te abençoe!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Deus acalmará o seu coração

A resposta que recebi de Deus enquanto buscava a Sua vontade para minha vida foi o salmo 147. Com necessidade de tomar decisões que o glorificassem, foram estas as palavras que Ele me deu.

Quando você precisar de força para esperar o momento oportuno para agir, encha os seus lábios de louvores. Cante ao Senhor com alegria! Há um cântico que diz assim: "há momentos em que o louvor é a melhor das orações".

Enquanto você louva, a paz de Deus acalmará o seu coração e lhe dará paciência e sobriedade para saber a hora certa de agir. A primeira dica para você que precisa aceitar a vontade de Deus é essa: cante bastante!

Deus te abençoe!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pecados Profundos

Davi sabia muito bem quanto o pecado pode ser arrasador, na vida daqueles que querem seguir a Deus. Por isso, em uma de suas orações, ele roga: "Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me Senhor dos que me são ocultos" (Salmo 19:12).

Há erros em nossa vida cristã, que nos perseguem por muitos anos. Por uma série de razões, nós os escondemos os mais fundos possíveis. Nossa imaturidade acredita que, nos esquecendo do mal que cometemos, chegará um dia quando ele desaparecerá e deixará de nos prejudicar. O Salmista descobriu que pecado esquecido não significa pecado eliminado.

Escrevendo para nós os crentes, na Sua Primeira Carta, João garante que, quando reconhecemos e pedimos de Deus o perdão, Ele nos perdoa e nos purifica completamente. Aliás, sabendo das nossas dificuldades em levar a sério nosso pecado, o Apóstolo afirma: "se dissermos que não cometemos pecado, enganamo-nos a nós mesmos". Nossas penitências não nos livram de nossos pecados ocultos: quem faz isto é a graça divina.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma...

Ao descrever as bênçãos que as Escrituras causam ao coração daqueles que se alimentam delas, o Salmista afirmou: "A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma..." (Salmo 19:7).

A alma do cristão nem sempre experimenta tranqüilidade e conforto. E isso principalmente acontece porque o Senhor nos permite viver em um mundo de traições, intrigas e injustiças. Quantos de nós já não sentimos, em ocasiões, como que uma sequidão interior, um calor quase que insuportável?

A experiência de Davi é semelhante à vossa. Ele aprendeu que abatimento espiritual tem remédio: chama-se Bíblia. Bíblia aberta, Bíblia meditada, Bíblia posta em prática. A Bíblia, quando fechada e apenas enfeitando um armário de nossa casa, não só não nos ajuda, mas até se transforma em um triste lembrete do nosso afastamento do Senhor. O testemunho dos cristãos que levam a Bíblia a sério é um só: ela nos tira da angústia, ela nos arranca da depressão. Não é obrigatório viver um sequidão de vida, porque "a lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma".

Deus te abençoe!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A promessa de Jesus Cristo....

A promessa de Jesus Cristo envolvia dar de comer aos vencedores do Maná Escondido. Os israelitas conheceram o maná no deserto (Ex 16.13-18), que foi uma provisão de alimento por todo o período que eles permaneceram no deserto.

O crente conhece o Pão da Vida, que é o Senhor Jesus Cristo, que dá vida eterna aos que dEle se alimentam (Jo 6.51). O Salvador é o alimento espiritual que você precisa! Somente Ele pode saciar sua fome espiritual mais profunda!

E é neste deserto que Ele lhe saciará, enquanto lhe prepara para comer do maná escondido na eternidade, quando Ele vier te buscar para estar eternamente com Ele!

Deus te abençoe!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dificuldades

As dificuldades enfrentadas pelos cristãos em Pérgamo exigiam deles uma disciplina fortíssima para se manterem na fé. O Senhor conhecia suas dificuldades, e promete uma recompensa para aqueles que se saíssem vencedores.

Amigo, o Pai celestial sabe que vivemos dias difíceis, onde viver piamente o evangelho tem se tornado bastante difícil. Mas, Ele tem prometido, através de Cristo, uma recompensa para os que lhe são fiéis.

E esta recompensa estará também disponível a nós, se mantivermos a fé até o fim!

Deus te abençoe!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

haja luz...

Olhando para um universo “caótico e vazio”, o poder do Senhor começa sua obra criando a energia luminosa, em contraposição à energia escura.

A relação entre a energia escura e a energia luminosa tem recebido atenção especial dos astrofísicos contemporâneos. Mas é na teologia bíblica que a relação “luz” X “trevas” encontra seu tratamento mais profundo. O Senhor é apresentado como a essência da luz: trevas é tudo aquilo que contraria a natureza divina. E, se é contra o Senhor, logo as trevas são condenadas por Ele.

Nós, em nossa realidade humana, temos que conviver com a luz e com as trevas. O Senhor nos quer em comunhão com a “Sua maravilhosa luz”. O Apóstolo Paulo, neste contexto, reconhece que, enquanto estivermos neste mundo estaremos brigando, dentro de nós crentes, a natureza das trevas e a bênção da luz, que recebemos de Cristo. A luta é tão cansativa que Paulo exclama: “quem me livrará deste corpo de morte?” O mesmo Apóstolo, baseado na Revelação divina e na sua própria experiência, declara: “graças a Deus, que nos dá a vitória, por nosso Senhor Jesus Cristo”. De modo que nós outros, 21 séculos depois, temos o direito de experimentar o mesmo conflito e de experimentar a mesma vitória. Como cristãos, fomos feitos para a luz. Não pertencemos às trevas. Se pedirmos ao Senhor, Ele dominará nossa vida com Seu “haja luz”.

Deus te abençoe!