domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Valor do Crucificado

No início da sua Primeira Carta aos Coríntios, o Apóstolo Paulo declarou o foco principal da sua pregação: "Nada me propus saber entre vós senão a Jesus Cristo e Este, crucificado" (I Coríntios 2:2).

Poucos teólogos trataram de tantos assuntos diferentes quanto Paulo. Ele foi pessoal ao falar da sua conversão. Ele foi corajoso ao explicar que o Cristo veio também para os não judeus. Ele foi sublime ao descrever a natureza divina do amor. Em todos os ensinos e pregações, porém, o ponto central sempre foi: "Cristo é tudo em todos".

Ainda hoje, o ponto fundamental da vida cristã é o significado do Jesus Cristo crucificado. O ponto é fundamental porque, para ressuscitar, Jesus tinha que morrer. A morte de Jesus, na realidade, foi a crucificação da morte. Somente um Deus de poder e de amor vivenciou a própria morte como a condição essencial para a garantia de nossa vida. Jesus crucificado tem importância, porque foi parte do túmulo vazio. Conhecer e pregar o Cristo crucificado significa tudo isso. Significa vida.

Deus te abençoe!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Como tratar o Inimigo

Ao pregar o sermão do Monte, Jesus ensinou revolucionariamente, batendo de frente contra a religião tradicional. Para escândalo dos ouvintes, Ele declarou: "Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos; bendizei os que vos maldizem. Fazei bem aos que vos odeiam; e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem" (Mateus 5:44).

Do nosso ponto de vista, baseado no ensino do mundo, Jesus pisou na bola. Trocou as coisas e disse o que ninguém está disposto a obedecer. Pregar amor aos inimigos é causar inimizade. Porque, ainda hoje, quem é meu inimigo só poder ser um desqualificado. No mínimo, aos inimigos, a aplicação rigorosa da lei...

Ser cristão é uma postura muito desconfortável. Porque, quando observamos as práticas do nosso Senhor, vemos que Ele manda chuva à lavoura também dos maus elementos. Mais ainda, vemos que "Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores". Mesmo quando O desobedecemos, Ele continua nos abençoando, à medida que procura nos disciplinar. Jesus foi muitíssimo certo: ser cristão não se mistura com odiar o inimigo. Nossa obrigação é amar o inimigo - o que ele vai fazer do meu amor é problema dele. E Dele.

Deus te abençoe!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vencendo a Batalha Espiritual - O poder do sangue de Cristo

O segundo elemento fundamental em sua oposição contra o mal é o sangue de Jesus Cristo. Foi por ele que seus pecados foram lavados (Ap 22.14). Ele te trouxe para perto de Deus (Ef 2.13) e lhe deu livre acesso para o Santo dos Santos, onde está o trono da graça (Hb 10.19,20).

O sangue de Cristo lhe oferece proteção na batalha espiritual. Quando se sentir tentado ore desta maneira: "Senhor, eu confio na vitória que tenho, pelo sangue de Jesus que foi derramado na cruz. Me faça forte para não cair em tentação".

Todas as vezes que tenho orado dessa forma tenho sido livrado do mal. Há poder no sangue de Jesus Cristo! E o poder deste sangue pode lhe livrar no dia mal.


Deus te abençoe!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vencendo a Batalha Espiritual - Glória somente a Deus

Assumir uma postura de oposição contra o adversário é fundamental para resistir a todas as suas artimanhas contra a sua vida. Existem quatro elementos fundamentais que compõe essa oposição, e podemos encontrá-los em Ap 12.10,11.

O primeiro deles é acreditar que o diabo já está julgado (Jo 16.11), derrotado (Cl 2.15) e condenado (Ap 12.10). Enquanto você superestimar o seu adversário, você dará brechas para que ele atue contra a sua vida. É necessário que você mantenha sua mente firmada nessa verdade: o reino das trevas está condenado, o reino do Meu Deus é eterno e inabalável.

Pare de valorizar seu adversário! Glorifique a Deus! E quando a tentação vier, diga: "você até pode me tentar, mas eu me recuso a aceitar suas sugestões, porque você já está derrotado, mas eu estou salvo e justificado. Estou do lado de Cristo, e não do seu lado".

Deus te abençoe!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vencendo a Batalha Espiritual - Obediência e Oposição

Durante a batalha espiritual existem duas atitudes que lhe darão vantagem estratégica contra o seu adversário. É importante você conhecer essa verdade e tomar postura, pois esta luta durará todos os seus dias aqui na Terra.

A primeira coisa a se fazer é sujeitar-se a Deus. Sujeitar significa obedecer. Enquanto você viver uma vida de desobediência ao Senhor, será presa fácil do inimigo. Obedecer ao Pai Celestial, além de proporcionar diversos benefícios espirituais (Rm 6.16), ainda lhe manterá distante do pecado, o que lhe protegerá dos ardis do seu adversário.

Também é necessário resistir ao diabo. A palavra "resistir" (grego anthistemi) signfica indispor-se, estar em oposição. Essa deve ser nossa postura contra o adversário! Esteja contrário à todas as suas obras, as suas sugestões e a tudo aquilo que ele promove na terra. Fazendo isso, ele fugirá de você (Tg 4.7).

Deus te abençoe!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Glorificados pelos Homens

A razão que nos leva a dar uma esmola é importante, disse Jesus: "Quando pois deves esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens" (Mateus 6:2).

Para quem tem fome, o importante é receber um pão e comer - no fundo, no fundo, para o estômago não faz diferença se o doador do pão teve boa intenção ou não. Para o doador, porém, a intenção faz diferença. Do ponto de vista espiritual, dar esmola visando a promoção de si mesmo e o elogio dos outros destrói o significado moral da dádiva.

Jesus é claro: a prática da caridade deve ocorrer como uma forma de exercício espiritual. Como uma forma de agradecer ao Senhor, à vista das muitas bênçãos que Ele nos dá. Se fôssemos fazer as contas, contabilizadas todas as dádivas da misericórdia e da providência do Senhor e seu montante reduziria a quase nada todos os nossos esforços de fazer boas obras. O Senhor sempre enfatiza o significado das nossas intenções. Não é o tamanho da nossa oferta, mas a alegria com que ofertamos. Se a minha mão esquerda não deve contar à direita, quando faz o bem, imagine se ela contasse aos homens. Ser glorificado pelos homens não vem de nossa motivação espiritual.

Deus te abençoe!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Enfrentando o Adversário - O inimigo a nossa frente

2 Coríntios 12:7 - E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

Neste verso eu pude identificar uma ação do adversário quando ele está nosso lado.

O ataque dele contra Paulo visava afetar sua auto-estima. Ora, o apóstolo estava com um espinho na carne (não sabemos exatamente o que era isso), mas ele descreve como um mensageiro de Satanás. Talvez ele estivesse lançando no rosto do apóstolo que o fato de ele servir a Deus com fidelidade não era o bastante, pois ele próprio enfrentava lutas e tribulações. A intenção do inimigo era paralisá-lo.

Quantas vezes sua estima é atacada por Satanás? Quantos sonhos você abortou; quanta esperança foi perdida por você dar ouvidos às insinuações do adversário? Paulo aprendeu que mesmo nas lutas, a graça de Cristo era-lhe suficiente. Descubra isso também. Fortaleça sua estima confiando que o poder de Deus se aperfeiçoará em sua fraqueza e siga em frente!

Deus te abençoe!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Enfrentando o Adversário - O inimigo a nossa frente

Se as ações do adversário não conseguirem nos parar, ele imediatamente mudará sua estratégia. Caso não tenha conseguido afetar sua auto-estima e sua esperança, ele precisará parar você. E ele faz isso se colocando à nossa frente!

Nesta posição, ele utilizará de impedimentos para frustrar sua caminhada. Paulo identificou essa ação quando tentou visitar a Igreja em Tessalônica. Uma e duas vezes, Satanás o impediu. Se o adversário conseguir te parar, isso gerará conformismo e esfriamento. Daí, para cair em combate e abortar o projeto faltará pouco!

Não pare sua caminhada por impedimentos que surjam. Ouça conselhos de cristãos maduros e tape os ouvidos para críticas destrutivas. O Espírito Santo fortalecerá sua fé para que você não desista de fazer aquilo que o Senhor lhe confiou.

Deus te abençoe!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Enfrentando o Adversário - Ele está ao derredor

O apóstolo Pedro descreve o diabo como um leão faminto, que anda em derredor de suas vítimas, procurando tragá-las a todo custo. Enquanto meditava neste verso, refleti sobre o que significa exatamente estar ao redor. Cheguei a seguinte conclusão: nosso adversário pode estar (1) ao nosso lado, (2) à nossa frente ou (3) atrás de nós.

Essa definição me deu a oportunidade de perceber de que maneira as hostes do mal atuam para nos destruir. Em cada situação, há uma forma específica de ataque, e podemos aprender com a Palavra a maneira correta de resistir e vencer.

Confie no Leão mais forte (Ap 5.5). Ele te dará vitória contra o mal!

Deus te abençoe!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Enfrentando o Adversário

C.S. Lewis, teólogo inglês, conhecido por ser o autor da série "As Crônicas de Nárnia", afirmava que podemos cometer dois erros com respeito ao diabo: o primeiro supervalorizá-lo; o segundo subestimá-lo.

O diabo é um ser espiritual e pessoal. Rebelou-se contra Deus (Is 14.12-15) e hoje tem como atividade tentar os homens e afastá-los da graça de Deus (2 Co 4.4; Ap 12.10). Tem a seu serviço os demônios, e através destes tem conduzido a humanidade ao erro e ao engano (1 Ts 4.1).

A Bíblia Sagrada, entretanto, afirma que Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo (1 Jo 3.8). Aqueles que estão em Cristo podem sair vencedores em sua guerra contra as trevas (1 Jo 2.14).

Deus te abençoe!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Buscar ao Senhor - Frutíferos

ma pessoa que decide buscar a face de Deus em oração se tornará forte na fé! Como precisamos, nesses dias de conformismo espiritual, que uma geração forte se levante para fazer a diferença nesse mundo!

Aqueles que buscam a Cristo permanecem nEle (Jo 15.5). Estando em Cristo, podemos dar muitos frutos, pois sem Ele nada podemos fazer. Uma vida marcada por esterilidade espiritual pode significar que estamos distantes do Salvador.

Como anda sua frutificação espiritual? Tem sido um canal do amor de Deus, ou apenas mais um na multidão?

Deus te abençoe!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Amo, porque Ele me ouve.

Ao escrever o 116, o Salmista se alegra, enumerando as várias maneiras como o Senhor demonstra Sua atenção para com as nossas necessidades. Ele começa dizendo: "Amo ao Senhor, porque Ele ouviu a minha vez e a minha súplica" (Salmo 116:1).

Como crianças pequenas, sempre pedindo ajuda dos seus pais, assim é nossa relação com o Senhor. Nossa imaturidade é indescritível e a paciência do Senhor é interminável. Nossas súplicas são inumeráveis e o atendimento do Senhor é incansável.

Por mais que nos esforcemos em cultivar uma comunhão com o Senhor que não seja apenas para ter pedidos atendidos, o fato é que nossa vida diária enfrenta constantemente necessidades e obstáculos. Somos como Pedro: "Para quem iremos nós: tu tens as palavras da vida eterna". A Bíblia, no seu contexto, nos mostra que o Senhor quer que dependamos Dele. E que não é errado sentir um amor crescente por Ele em função da Sua atenção e do Seu carinho. O fato é que Ele nos ouve. Ao ponto de o Espírito interceder por nós, com gemidos inexprimíveis. Não é apenas, por doutrina: eu O amo porque Ele me ouve.

Deus te abençoe!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Profetas da Vaidade

O ministério do profeta Jeremias foi de profunda tristeza. O Senhor o mandou pregar uma mensagem que haveria de ser rejeitada pelo povo. E ele finalmente veria a derrota espiritual e política dos judeus. Em uma de suas lamentações, Jeremias acusa: "Os teus profetas viram para ti vaidade e loucura; e não manifestaram a tua maldade" (Lamentações 2:14).

Aqueles que vêem os sinais dos tempos suspeitam que, hoje em dia, aplica-se a mensagem de alerta e de correção, pregada por Jeremias. Dentre outras coisas, hoje convivemos com uma crescente geração de profetas da vaidade. Vaidade das megaigrejas. Vaidade dos salários polpudos. Vaidade que substitui a pureza das coisas bíblicas pelas técnicas e práticas da administração humana.

Profetas que se prezam pregam contra a "maldade". Profetas vocacionados pelo Senhor denunciam a "vaidade e a loucura". Porque são marcados pela convivência com o Senhor. Os profetas bíblicos se concentram no "assim diz o Senhor". O perigo do cativeiro espiritual aumenta e o nosso povo deixa de ser avisado pelos púlpitos. Profetas da vaidade são punidos pelo Senhor, por desencaminhar o Seu povo. A urgência de Paulo continua: "prega a tempo e a fora de tempo".

Deus te abençoe!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Buscar ao Senhor - Vida Abundante

Jesus Cristo afirmou diversas vezes ser o doador da vida (Jo 14.6). Desta forma, Ele uniu seu discurso com o de Deus Pai, conclamando a humanidade para que viesse a Ele a fim de receber vida!

A salvação, que chamamos também de vida eterna, é oferecida gratuitamente a cada um de nós, mas precisamos tomar a decisão de abandonar a velha vida de pecados e iniciar, pela fé, uma caminhada espiritual ao lado de Jesus Cristo (At 2.37).

Quem segue os ensinamentos de Cristo rompe com a morte e recebe vida abundante. O Senhor tem reservado para você muito mais do que uma fé superficial. Busque-o de coração (Jr 29.13) e você descobrirá o genuíno sentido de viver.

Deus te abençoe!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Choro que vale a Pena

Dentre as bem-aventuranças não muito compreendidas, pregadas por Jesus, está a da sensibilidade: "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" (Mateus 5:4).

Existem muitas razões que nos levam a chorar: de raiva, de dor, de solidariedade, de remorso... Há razões diferentes para o choro: algumas são nobres, outras são torpes, outras ainda provém de imaturidade emocional. O chorar, por isso, pode ser um indicador do caráter ou dos valores daquele que chora.

O choro, na lista das bem-aventuranças do Sermão do Monte, deve ser interpretado dentro do contexto dos valores cristãos, pregados por Jesus Cristo: humildade, mansidão, justiça, misericórdia, pacificação, limpeza... Aqueles que choram motivados por estes valores cristãos têm um consolo garantido por Cristo. Suas lágrimas, como dizem as Escrituras, são "guardadas nos frascos do Senhor". São lágrimas não desperdiçadas, porque elas regam as sementes da providência divina. O cristão que desenvolve este nível de sensibilidade sempre contribui para o conforto e a restauração dos que sofrem. Pela graça do Senhor, eles expressam um choro que vale a pena.

Deus te abençoe!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Eu Quero: Fica Limpo

Terminando a pregação do Sermão do Monte, um leproso se aproximou de Jesus, perguntando se o Mestre queria curá-lo. Disse o Senhor: "Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo - Quero, fica limpo. E logo ficou purificado da lepra" (Mateus 8:3).

Doentes de hanseníase eram proibidos de se aproximar das pessoas sadias. Ter contato físico, nem pensar. Daí a cautela daquele enfermo, quando ousou chegar perto de Jesus. O mais impressionante, porém, foi o tipo de pergunta que fez: "Se quiseres, podes tornar-me limpo!".

Se impressionante foi a pergunta, mais impressionante ainda foi a resposta: "Quero, fica limpo". Em matéria de honrar uma atitude de fé, o Senhor sempre quer. Em matéria de purificar um enfermo espiritual e físico o Senhor sempre quer. O segredo está em nós: é preciso que tenhamos fé. Mesmo que a expressão de nossa confiança no Senhor incomode as pessoas ao nosso redor. Mesmo que ridicularizem a simplicidade de nossa fé e em Cristo. Hoje, como então, há muita gente e muitas instituições que se esforçam, no sentido de nos afastar do Senhor. O Senhor sempre quer nos restaurar. Cabe a nós o pedir a Ele.

Deus te abençoe!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Nosso Corpo Abatido

Escrevendo aos Filipenses sobre as provações e as tentações daquele que se propõe a seguir a Cristo, o Apóstolo Paulo diz: Jesus “transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso, segundo o Seu poder eficaz de sujeitar a Si todas as coisas” (Filipenses 3:21).

É lastimável quando certos pregadores insistem em anunciar um evangelho tipo “auto-ajuda”, enfatizando o entrar para a igreja para ser feliz, garantindo que seguir a Cristo é “parar de sofrer”. Este tipo de pregação tem causado em um incontável número de pessoas honestas desapontamento e revolta contra o Senhor. Ao invés de acusar os maus pregadores, acusam ao Senhor.

Já nas profecias antigas, Jesus é anunciado como o Servo Sofredor. Como Aquele cujas feridas saram a nossa alma. O contexto geral da Bíblia, até a revelação final em Cristo, é afirmar aos seguidores do Senhor que sempre terão provações neste mundo. E que o natural, aqui na Terra, sempre será ter “nosso corpo abatido”. Por outro lado, porém, a revelação geral nos confirma a vitória final com Cristo, bem como a certeza de uma vida eterna sem “corpo abatido”. Após o juízo final, o que teremos é um “corpo glorificado”, resultado da ressurreição. Olhando para o futuro, pela fé, sempre conseguimos forças para este corpo abatido.

Deus te abençoe!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Não Haverá mais Noite

Uma das características da cidade eterna em que viveremos é a ausência das trevas: "Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará" (Apocalipse 22:5).

Desde o início da criação, a Bíblia relaciona a luz com o poder e a soberania do Senhor. A primeira coisa criada, a partir do Senhor, foi "Haja luz", porque "as trevas cobriam a face do abismo". Desde o início, então, o Senhor é simbolizado pela luz, derrotando as trevas, símbolo daquilo que não é de Deus.

As trevas não constituem uma entidade com vida própria. A entidade real, a partir do que tudo existe e subsiste, é Deus: é a Luz. Coerente com esta revelação, Jesus se apresenta como "a luz": "Aquele que me segue não andará em trevas". A coisa parece muito simples e descomplicada: quem sofre por causa das trevas, do distanciamento de Deus, pode libertar-se completamente quando aceita Jesus no seu viver diário. Com Cristo, não haverá mais morte.

Deus te abençoe!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Flechas Incendiadas do Maligno

Escrevendo aos Efésios, o Apóstolo Paulo recomenda aos discípulos que, nas lutas espirituais da vida, usem “a armadura de Deus”. A fé nesta imagem é descrita como “escudo”: “usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno” (Efésios 6:16).

A Bíblia leva a sério o Maligno. Mesmo estando debaixo da soberania de Deus e até usado pelo Senhor, Satanás não é para ser desprezado ou ignorado. Ele tem autorização para nos tentar e enganar. Erram os cristãos que acreditam serem capazes por suas próprias forças, de vencer o Maligno.

A resposta de Paulo é clara: o que vence o Maligno é o Senhor Jesus. Ele é, na realidade, nosso escudo que nos protege. Quando cremos em Cristo, é este “escudo da fé” em Cristo que nos protege das flechas do mal. Cristo já venceu o Maligno e suas hostes. A única coisa que nos resta é aceitar a segurança dada pelo Senhor. E, pela fé, aceitar a vitória que nos é dada por Ele, contra todo o tipo de setas inflamadas.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Não Fazeis o que eu vos Mando

Obedecer é uma qualidade considerada essencial por Jesus. Ele disse: “Por que me chamais “Senhor, Senhor” e não fazeis o que Eu vos mando?” (Lucas 6:46).

Há dois polos considerados essenciais na vida cristã: fé e conduta. Fé e obediência. Nós somos adotados como filhos de Deus por aceitar Jesus com o Filho Unigênito do Senhor. A salvação pela fé, mesmo sendo pela graça divina, impõe-nos um comportamento que dê testemunho do Cristo em nossa vida. Jesus usou a imagem da árvore: a árvore é conhecida por causa dos seus frutos.

Consequentemente, o não fazer o que Cristo nos manda deve ser considerado como uma negação de discipulado. E mais: viver em desobediência é comparado com uma casa construída sem alicerces. Obedecer os mandamentos de Jesus estabelece os fundamentos de nosso viver. Os fundamentos da obediência nos livram da derrocada, quando os vendavais da vida nos atacam e castigam. Que o Senhor nos livre de sermos jamais acusados de “não fazer o que Eu vos mando!” É a derrocada.

Deus te abençoe!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Adotados como Filhos

No primeiro capítulo da Carta aos Efésios o Apóstolo Paulo é usado pelo Senhor para nos revelar o Seu propósito, quando planejou a criação: “Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo...” (Efésios 1:5).

Há um tipo de pregação que sugere um Criador movido pela postura da “tentativa e erro”: deu certo, vai em frente; errou, avalia, corrige e vai em frente. Segundo tal interpretação, o Senhor foi surpreendido pela queda de Adão e, para fazer a Criação dar certo, adotou o “plano B” – teve que sacrificar Seu Filho e consertou tudo.

A interpretação de Paulo rejeita completamente qualquer insinuação que afirme um Deus não omnisciente. Desde antes da criação do mundo o Senhor já havia planejado adotar como filhos Seus algumas criaturas humanas. Desde o princípio, o processo de adoção foi estabelecido: os seres humanos, feitos “à imagem e semelhança de Deus”, que exercitassem sua fé em Jesus, aceitando-o como o Filho Unigênito de Deus, receberiam “o poder de serem feitos filhos de Deus (João 1:12). Uma simples criatura pode tornar-se filho de Deus, pela fé no Cristo. Somos adotados como filhos, pelo amor e poder de Deus.

Deus te abençoe!