quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uma Parte Separada Para Deus

Vivendo no exílio babilônico com seu povo, o profeta Ezequiel descreve revelações que recebeu sobre a restauração do povo escolhido. Em uma delas, enfatiza parte da terra a ser usada para o templo, para lembrar ao povo que certas áreas serão exclusivas do Senhor. "Quando a terra foi dividida entre as tribos, uma parte deverá ser separada para Deus, o Senhor." (Ezequiel 45:1). Em vários textos da Bíblia o Senhor deixa bem claro que Ele é o dono de todas as coisas. E de que Ele não precisa de nada, nem da ajuda de ninguém. "Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor". É Ele que faz chover, assim como é Ele também que causa a sequidão. Apesar de tudo isso, a Bíblia se apressa em afirmar que "Deus amou o mundo..." E que Ele se ocupa da Terra e dos seus habitantes, chegando até a criar os humanos "à Sua forma e à Sua semelhança"! O Senhor da Bíblia, porém, não se limita a generalidades. A revelação bíblica quebra os paradigmas das religiões humanas. E é nos escritos do Novo Testamento que o Senhor explicita seu desejo de ter "filhos" espirituais. Pessoas que O aceitem livremente como Pai, exercitando sua fé no Cristo encarnado Jesus. É neste contexto que o Senhor proclama o objeto maior de Sua exclusividade: "dá-me, filho meu, o teu coração". Nosso coração, nossa alma, nossa vida - é este território sagrado de nós mesmos que "deve ser separado para Deus, o Senhor. Porque é no Seus filos que Seus verdadeiros templos são construídos: "o vosso corpo é o templo do Espírito Santo". Porque somos "santos", somos separados para Deus. Deus te abençoe!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mestre e suas parábolas....

Lucas 18:9 - E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Quando escreveu seu evangelho, Lucas nos presenteou com uma das mais importantes parábolas de Jesus: a do fariseu e do publicano. O propósito do Mestre com essa estória foi deixar uma preciosa lição para aqueles que, julgando-se justos, desprezavam os outros. Há dois personagens na parábola: um fariseu que precisava reconhecer sua miséria e um publicano consciente de que era merecedor de condenação. O primeiro, arrogante, orgulhava-se de sua religião, a ponto de se esquecer da graça de Deus e da sua bondade. O outro era tão ciente de seu pecado que era incapaz de buscar outra coisa que não fosse a misericórdia de Deus. A fé em Cristo liberta o homem da condenação (Rm 5.1), mas não sem antes humilhá-lo, mostrando-o seu estado de depravação. Jamais se esqueça de que você não merece nada de Deus. Isto o manterá humilde perante Ele. Deus te abençoe!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Meus Ossos Estão Perturbados

O Salmista descreve a somatização do seu sofrimento. Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados." (Salmo 6:2). Somos uma unidade complexa. Nós somos corpo e nós somos alma. Tudo integrado, tudo interdependente. Por isso, muitas vezes, usamos imagens físicas para descrever coisas que sentimos espiritualmente. Qual a função da nossa estrutura óssea? Dar suporte e resistência ao funcionamento do corpo. Por isto, quando Davi descreve "os meus ossos estão perturbados", sua intenção é declarar a falta de sustentação da sua vida. Falta de sustentação do corpo e, também, da alma. Daí o início da sua oração: "Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco". Ao mandar Seus discípulos "vigiar e orar", Jesus acrescenta : "na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca". Quando, na dureza das nossas provações diárias temos a impressão de que nosso "suor tornou-se em grandes gotas de sangue", a solução é a atitude de Jesus que "posto em agonia, orava mais intensamente". É possível, como cristão, chegar a sentir os ossos perturbados. Como cristão, entretanto, o exemplo de Jesus a ser seguido é adotar a atitude de orar "mais intensamente". É a solução bíblica para restaurar os ossos perturbados. Deus te abençoe!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Porque Túnicas de Peles

Depois de desobedecer ao Senhor, Adão se deu conta da sua nudez espiritual e da sua nudez física. O Senhor, após ver a ridícula roupa cosida com folhas de figueira feita pelo primeiro casa, resolveu ajudá-lo. "Fez o Senhor Deus a Adão e sua mulher túnicas de peles e os vestiu." (Gênesis 3:21). Punição sem ensino e correção cheira a mera vingança. As punições advindas do Senhor são sempre amoráveis e pedagógicas. "O Senhor castiga o filho a quem ama.". Por isso, ao invés de ridicularizar ou deplorar a desculpa esfarrapada de Adão, o Senhor o induz a perceber as verdadeiras causas de ele ter-se escondido. Se a falta de roupa não tinha sido problema antes, por que cargas d'água estar ao natural seria uma ofensa agora? Diante disso o Senhor dá uma ajuda e põe o dedo na verdadeira ferida: "Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?" A resposta de Adão foi deplorável. Foi tão ruim e imatura quanto as respostas que nós, hoje em dia, oferecemos ao Senhor. Além da tentativa ingênua de culpara os outros - mulher, marido, filhos etc. - nosso cardápio contemporâneo aumentou. "O emprego que Tu me deste...; A igreja que Tu me deste...; A saúde que Tu me deste...". Tocar na própria culpa, não se fala nisso. Nudez é apenas o efeito. A verdadeira causa, que deveria nos constranger, é nossa desobediência. É nossa fantasia infantil de que somos autosuficientes, de que não precisamos das disciplinas do Santo Espírito. Jesus simplificou a coisa: "Se vocês Me amam, obedeçam aos meus mandamentos". Curar nudez é fácil - basta usar túnicas de peles. Nosso problema real é buscar a ajuda do Senhor, para nos alegrarmos na obediência de Sua vontade. Deus te abençoe!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Miserável e Apóstolo

Ao confessar suas fragilidades humanas, o Apóstolo Paulo escreve usando expressões intensas e inesperadas: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?" (Romanos 7:24). As chocantes declarações de Paulo aos Romanos seguem o mesmo teor da sua autoavaliação, quando escreveu aos Coríntios. Fazendo um histórico das aparições de Jesus ressuscitado, o Apóstolo escreve: "Por fim, apareceu a mim...que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus"! De duas, uma: ou Paulo sofria de um caráter profundamente depressivo, ou as revelações paulinas foram escritas para exemplificar um dos paradoxos do Senhor. Na Bíblia, os paradoxos não faltam, desafiando o orgulho de nossa lógica humana. Nosso Salvador, por exemplo, ao mesmo tempo foi humano (Jesus) e, também, foi divino (Cristo). Desrespeitando a tradição humana, que restringia o conhecimento aos sacerdotes, aos nobres e aos ricos, o Senhor ampliou Sua Revelação aos humildes e oprimidos. E é neste contexto que Paulo nos ensina - somos pecadores e, mesmo resgatados, continuamos a lutar contra o pecado, até chegarmos à nossa ressurreição. Exatamente por isso, o Senhor nos redime e nos vocaciona, dando-nos o privilégio do "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura"! O Senhor quer que reconheçamos nossa indignidade. Ao mesmo tempo, o Senhor quer que experimentemos a realidade incompreensível da Sua lógica e do Seu amor. "Não pelas obras, para que ninguém se glorie...". Deus te abençoe!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resgatando a devoção por Cristo

Para experimentar a Deus em sua vida, é necessário resgatar uma devoção sincera pelo Senhor Jesus Cristo. Hoje em dia, vejo que muitas comunidades cristãs tem tido dificuldades em ensinar os cristãos a terem este desejo profundo pela presença de Cristo. Seja pelo excesso de atividades da igreja, ou até mesmo pelo desvio da verdadeira mensagem evangélica, as pessoas estão esperando Cristo fazer alguma coisa para o adorarem. Quem vive em busca de sinais será repreendido pelo Salvador (Mc 8.12). Não procure a Jesus apenas quando julga que precisa dEle (porque se fosse humilde, reconheceria que precisa dEle o tempo todo e não sairia de Sua presença). Não adore a Cristo apenas quando Ele lhe faz alguma coisa (o dia mau pode vir e roubar sua adoração). Adore a Cristo pelo que Ele fez, morrendo por seus pecados! Quando descobrir o valor da salvação, jamais cessará de glorificar o Teu Redentor. Experimente a Deus resgatando uma genuína devoção pelo Salvador Jesus. Deus te abençoe!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Deus se revelou através do Filho

Hebreus 1:3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Desde pequeno, eu venho ouvindo de muitas pessoas o quanto eu sou parecido com o meu pai. No jeito de falar e argumentar, no prazer pelos estudos, na disposição do coração em ajudar e motivar as pessoas. Não sei afirmar se sou assim pelo que observei nele, ou se herdei isso geneticamente, mas uma coisa é fato: dá para perceber claramente traços da personalidade e do caráter do meu pai em mim. Na religião cristã, há um paralelo muito interessante com minha história. Jesus é para nós a "perfeita semelhança do próprio Deus" (Hb 1.3). Ele próprio afirmou que era um com o Pai (Jo 10.30) e que, através dele, Deus poderia ser visto (Jo 14.7). Se quisermos conhecer como Deus É, podemos observar Seu Filho Jesus Cristo. Ele nos revela claramente como é o Criador, e por Ele, podemos nos aproximar deste Deus e partilhar de suas bênçãos para nossa vida. Experimente a Deus pela fé! O caminho para essa experiência é Cristo (Jo 14.6). Deus te abençoe!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Usufrua do livro e desfrute da vida plena com Deus

A Igreja de Jesus tem mantido algumas disciplinas espirituais para tornar o manuseio das Sagradas Escrituras o mais frutífero possível. Recomendo que você os utilize, e com certeza, terá resultados incríveis em seu crescimento espiritual e na sua comunhão com o Senhor. Leia a Biblia diariamente. Procure memorizar versículos e trechos bíblicos que confirmem pontos centrais de nossa fé. Dedique algum período do dia para meditar no texto bíblico, tentando aplicá-lo em sua vida. E por fim, dedique tempo para estudar cuidadosamente as Sagradas Escrituras. Fazendo isso, você irá bem, e manterá o seu coração pronto para entender claramente a vontade do Senhor para sua vida. Desejo de coração que você medite neste livro dia e noite, porque Deus tem nos falado através da Bíblia Sagrada. Deus te abençoe!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A Bíblia nos mantém no caminho de Deus

Nestes dias tão tenebrosos para a Igreja brasileira, é necessário um retorno a mensagem das Sagradas Escrituras. A única maneira de nos livrarmos do engano religioso que tem cegado e destruído a fé bíblica é taparmos os ouvidos aos modismos que nos são apresentados a cada dia pelos animadores de palco religiosos, e voltarmos a acreditar na simplicidade do evangelho que nos foi revelado pelo Senhor. Eu acredito que Deus levantará um rebanho no meio da Igreja brasileira que não aceitará mais o engano religioso. Que repudiará a autoridade papal que alguns líderes tem exercido sobre o rebanho do Senhor. E esta reforma será produzida pela maneira como Deus tem restaurado seu povo ao longo dos séculos: pela redescoberta da Palavra de Deus. Se você quiser permanecer no caminho de Deus, não se aparte das Sagradas Escrituras! Deus te abençoe!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Bíblia nos revela o que Deus fez para nos salvar!

A Bíblia Sagrada moldou o pensamento de muitas gerações e de muitos povos. O padrão moral de boa parte do mundo ocidental teve sua origem no que consta no texto sagrado. Mas, o que mais me impressiona nas Sagradas Escrituras é que elas me mostram o que Deus fez para poder salvar os pecadores através de Jesus Cristo. Ao ler as Escrituras, evite buscar novas revelações! Leia procurando entender o que Deus já fez por nós. Descobrindo o que Ele já fez, será mais fácil entender o que Ele pode e quer fazer hoje! Poder observar o movimento de Deus na história amplia nossa fé e nos desafia a conhecer este Criador que pode (e quer) salvar a humanidade de sua vida de pecados. Podemos experimentar a presença de Deus enquanto buscamos conhecê-lo. Muitas respostas que precisei em minha jornada de fé foram descobertas de maneira simples, enquanto estudava as Sagradas Escrituras. Acredite, o Criador nos fala por Sua Palavra! Deus te abençoe!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Os benefícios da leitura bíblica diária

Os cristãos sempre valorizaram a leitura bíblica, entendendo a importância de valorizar o que Deus nos deixou. Contudo, sejamos sinceros, há uma parcela significativa da Igreja que há muito abandonou esta prática, substituindo-a por outras, como assistir DVD's de pregação, ouvir música gospel e até mesmo outras atividades seculares. Se Deus deixou-nos uma revelação, é porque Ele deseja que ela seja consultada. Eu entendo que todas as vezes que nos reservamos para ler o texto bíblico, estamos dizendo assim para o Senhor: "eu valorizo suas promessas e aquilo que o Senhor nos revelou". Quando lemos a Bíblia, estamos abrindo nosso coração para entendermos o mundo pela ótica de Deus. Quem lê a Palavra diariamente, diariamente será surpreendido pelo Criador! O seu comprometimento com Deus pode ser medido pelo seu comprometimento com a Bíblia. Deus te abençoe!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Deus se revelou pelas Sagradas Escrituras

Vivemos em um tempo de grande avanço tecnológico. Contudo, a cada novo invento que chega as prateleiras, ainda dependemos do bom e velho manual de instruções para conhecê-lo e operá-lo. Sem ele, jamais conseguiríamos conhecer todas as funções e utilidades dos produtos que adquirimos. Da mesma forma, temos um manual chamado Bíblia Sagrada, que nos transmite tudo o que pode ser conhecido de Deus. É por causa das Sagradas Escrituras que temos hoje milhões de pessoas que confiam no Senhor e são seguidoras de Jesus. Esta revelação foi confiada pelo Senhor aos seus santos servos, que registraram a revelação sem mistura ou erro, capacitados pelo Espírito Santo para este intento. Se você quiser experimentar uma verdadeira comunhão com Deus, precisa conhecê-lo da maneira como Ele se revelou. E esta revelação somente pode ser conhecida pela Bíblia Sagrada. Por isso, leia, memorize, medite e estude o texto sagrado. A sua vida jamais será a mesma! Deus te abençoe!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eu O Trouxe dos Fins do Mundo

O Senhor planeja detalhadamente a maneira de reabilitar e abençoar cada membro do Seu povo, não importam as dificuldades e fragilidades que nos caracterizam. Um exemplo disso é o que Ele nos diz, através do profeta Isaías: "Você, a quem Eu trouxe dos fins do mundo... e não vou abandoná-lo." (Isaías 41:9). As revelações em Isaías são bem detalhadas, na denúncia das infidelidades e dos pecados do povo judeu, no seu relacionamento com Jeová. Entretanto, elas também são bem detalhadas, quando se trata de descrever a recuperação espiritual do povo. Nossa reconstrução individual e coletiva faz parte dos desígnios divinos. É impressionante nosso esforço individual de ignorar ao Senhor. Quando acontece de nos cansarmos com os fracassos que surgem por causa de nossas fugas de Deus, ficamos abatidos e desanimados. E chegamos até a acreditar que não temos mais jeito. Que o Senhor nunca mais nos encontrará. A mensagem do Senhor, através de Isaías, é profundamente consoladora: "Eu não vou abandoná-lo..." mesmo que vá buscá-lo lá nos confins do mundo! Para nós, que nos distanciamos do Senhor e que vivemos transviados, não existe fim de mundo - onde quer que estejamos, o Senhor vai nos encontrar. E nos restaurar! Deus te abençoe!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vinde a Mim...

Após declarar que o Pai toma a iniciativa de se encontrar conosco, Jesus enfatiza a importância da resposta humana. "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei" (Mateus 11:28). A grande "boa nova" da Bíblia é a informação de que o Senhor, desde antes da criação do cosmos, planejou vir ao nosso encontro. Tal revelação é reconfortante, para nós que vivemos em um mundo cheio de injustiças. Escrevendo aos Efésios, Paulo revela que antes da criação, o Senhor "nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade..." Em Cristo, Deus vem ao nosso encontro. Só que o processo da nossa adoção como filhos não para por aí. Jesus esclareceu: "Eis que estou à porta e bato". E se o dono da porta entrar? Faz sentido, então, o convite do Mestre: "vinde a Mim". Existe um condicional "se". A porta de nossa alma não é violada. "Se alguém ouvir a Minha voz e ABRIR A PORTA, entrarei em sua casa". O Senhor Jesus, no Seu amor permanece, diariamente, nos relembrando: "vinde a Mim". Como é bom saber que o Senhor não quer desistir de nós. Deus te abençoe!

As conseqüências de viver sem otimismo

O contrário de otimismo é pessimismo. Este mal devastador, quando se instala num ser humano, pode levá-lo ao fracasso! Como uma doença, o pessimismo possui sintomas, e se você possuir algum destes, deve imediatamente buscar a graça de Deus em oração. O pessimista vive reclamando da vida. Quando ele conversa, boa parte do que fala se refere a problemas, a reclamações e a dificuldades. O pessimista tem dificuldade em enxergar oportunidades, pois costuma entulhar sua mente com coisas negativas. O pessimista vive um profundo desânimo, não tendo forças nem para começar algum empreendimento, muito menos para terminar o que já começou! Deus não quer ver nenhum ser humano entregue ao pessimismo! É necessário fé para agradarmos ao Senhor e nos aproximarmos dEle. Permita que essas palavras despertem n se coração a confiança que o pessimismo sufocou! Deus te abençoe!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Otimismo é diferente de presunção

Muitas vezes, o otimismo pode ser confundido com a presunção. Nas palavras de Tiago, o presunçoso é aquela pessoa que, desconsiderando o Senhor, planeja e conduz a sua vida sem considerar a vontade de Deus (Tg 4.13-16). Mas entendo que o otimismo se difere da presunção pelo fato de que o otimista não minimiza os riscos que pode correr, ma pela fé que possui, sabe que poderá superar os entraves que a jornada lhe proporcionará. O presunçoso não espera o mal. O otimista espera o melhor, mas está preparado para o pior. Na fé que temos em Deus, entendemos que dias maus poderão surgir a qualquer instante, mas também entendemos que tudo coopera para o bem daqueles que o Senhor (Rm 8.28). O otimista está convicto de que Deus pode tirar graça até mesmo do sofrimento. Por isso, Ele persevera, com fé de que cada desafio superado o aproximará de suas metas e objetivos. A presunção é maligna. O otimismo vem de uma fé que está firmada em Deus! Deus te abençoe!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Seja otimista!

Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Depois de longos anos caminhando com Cristo, tendo podido servir ao Reino de Deus em diferentes atividades, percebi que existe algo que é relevante para quem está ocupado com os negócios do Senhor: o otimismo. Otimismo é aquele sentimento que temos de que o futuro será seguro! Para nós, que somos seguidores de Cristo, é a confiança que temos de que nosso futuro está nas mãos do Senhor. O otimismo é o antônimo de pessimismo. Enquanto o otimista conquista, o pessimista lamenta! Desejo nessa semana refletir com vocês sobre o tema, e espero em Deus que estas palavras inflamem seu coração com uma fé inabalável no Senhor, para que este ano seja de crescimento espiritual e muita alegria em Cristo, Nosso Salvador! Deus te abençoe!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Nossa Santificação

O Apóstolo Paulo, ao recomendar que nos santifiquemos, justifica a sua ênfase: "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação" (I Tessalonicenses 4:3). A definição costumeira de santificação focaliza dois momentos: 1. separar-se do mundo; 2. separar-se para Deus. Fica menos difícil separar-se do mundo, quando aprendemos a "não amar o mundo nem as coisas que nele há". Ninguém se separa, quando cultiva amor. Ninguém se separa, quando cultiva dependência. Afinal de contas, antes do nosso encontro com Cristo, tivemos anos e anos de convivência com as coisas e as pessoas do mundo. Ficamos tão impregnados do mundo que, como diz Paulo, ficamos "espiritualmente mortos". Separar-se para Deus significa nossa resposta ao convite divino. Este momento da santificação requer a nossa fé na obra que Cristo faz na nossa "velha natureza". É aqui que entra a imagem de sangue. No processo da aceitação do Cristo, seu "sangue nos purifica de todo o pecado". Sofremos a transfusão do sangue de Jesus Cristo, que elimina de nós o sangue da natureza pecaminosa. Assim, cada área que abrimos para a entrada e para o domínio de Cristo, aumenta a nossa santificação "para" Deus. Um dia, quando tivermos experimentado a morte do "corpo carnal" e a ressurreição do "corpo espiritual", neste dia teremos atingido a nossa santificação final. Deus te abençoe!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vimos a Sua Estrela

Se revelar a Maria e a José, o Senhor usou meios estranhos para eles, incluindo anjos e sonhos. Na lista das experiências inesperadas, o Senhor acrescentou mais uma: "Onde está Aquele que nasceu Rei dos Judeus? Porque vimos a Sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo" (Mateus 2:2). Os magos orientais eram estudiosos dos astros. Por uma razão que ignoramos, eles viram uma estrela especial e a associaram ao nascimento de Jesus. Eles levaram o assunto tão a sério, que viajaram até a Judeia, para "adorá-lo". Não encontramos explicação definitiva para o evento da estrela de Jesus, como também acontece no caso da "estrela de Jacó", na profecia de Balaão - o vidente pagão usado por Deus. Uma coisa, porém, é clara na Bíblia: "os céus proclamam a glória de Deus". Na realidade, toda a criação, incluindo todas as estrelas, somente encontram significado quando são vistas à luz do Cristo, porque Ele é "tudo em todos". Diante deste contexto, faz sentido perguntar: de que tipo de experiência eu preciso, para me submeter a Cristo? Felizmente, o próprio Jesus nos ajudou, quando nos deixou Seu Espírito. Em última análise, o que nos leva a aceitar a Cristo e obra do Espírito Santo em nós. Pela gratidão divina, podemos afirmar: "vimos a sua estrela". Apesar de não sermos bons astrônomos (ou astrólogos). Deus te abençoe!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Outros mitos sobre o namoro cristão

É comum em igrejas pentecostais e neopentecostais ver pessoas querendo confirmação de casamento através do dom de profecia. Esse é um erro gravíssimo, primeiro porque não existe orientação bíblica para essa prática, e segundo, se a pessoa quiser manipular você, poderá usar a manifestação a fim de lhe forçar a uma decisão. Você pode me dizer assim: conheço alguém que se casou após ouvir uma profecia e foi muito feliz. Eu lhe responderei que conheço outros noventa e nove casais que fizeram o mesmo e hoje são infelizes. Acreditar que Deus escolherá a pessoa com quem você vai se casar é trazer para a igreja a idéia de uma alma-gêmea, uma cara metade, uma pessoa predestinada a ser seu cônjuge. Esse fatalismo, além de ser antibíblico, pode roubar a alegria de casais que tem tudo para dar certo, mas que por crerem nesse absurdo, podem se entregar a derrota durante um período de crise e sofrimento. Deus tem nos dado critérios suficientes para entender se uma pessoa é adequada para se casar conosco, ou não. Se esses critérios não forem satisfeitos, nem mesmo uma "profecia" deve convencê-lo a prosseguir em um relacionamento. Deus te abençoe!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Não Tenham Medo

Querendo eliminar o medo de passar por necessidades, Jesus conclamou Seus discípulos: "Não tenham medo: vocês valem mais do que muitos pardais!" (Lucas 12:7). O medo é uma emoção muito útil. Ele nos ajuda a evitar perigos que possam nos fazer mal. Diante de uma situação com um potencial enorme de causar dano, o medo nos obriga a avaliar os prós e contras, antes que o prejuízo nos atinja. Pessoas que não têm "medo de nada" são perigosas. Não somente para elas próprias, mas para os outros também. Este tipo de medo está subentendido no conselho de Paulo a um jovem: "Foge das paixões!". O medo deixa de ser bom, quando ele é limitante. Quando toma conta de nossas energias e prejudica nossa capacidade de enfrentar e resolver problemas. É deste tipo de medo que Jesus quer nos libertar. E Ele começa com o óbvio cuidado que o Senhor tem com os pardais e outros animais. Cristo, simplesmente, nos relembra: "Não tenham medo - vocês valem mais do que muitos pardais!". O Apóstolo João, mais tarde, escreve: "O amor lança fora o medo". Mas não qualquer tipo de amor - o amor poderoso é o divino, porque "Deus é amor". Não nos faltam situações de medo e de limitação. Se, entretanto, aceitamos o amor do Senhor, aceitamos Sua palavra tranqüilizadora: "Não tenham medo". Deus te abençoe!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entristecidos, por um Tempo

Ao escrever sobre a esperança cristã de um futuro abençoado por Deus, Pedro nos alerta, para que vejamos o quadro completo da providência divina: "Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo o tipo de provação." (I Pedro 1:6). Há dois momentos na vida cristã. Há os momentos, presentes e futuros, nas intervenções abençoadoras do Senhor: estes momentos serão perenes, na vida eterna. Enquanto estamos neste mundo, porém, o Senhor programa provações, para o nosso desenvolvimento espiritual. São provações reais, de acordo com as necessidades de cada um. São tão reais que nos entristecem! Vivemos, então, entre dois pólos de experiências. Nossa esperança bíblica nos ensina que o amor do Senhor nos dará o triunfo final sobre as tribulações presentes. A própria Bíblia, entretanto, reconhece nosso direito de ficar entristecidos. Nossa tristeza, diz Pedro, deve durar "por um pouco de tempo", mas não deixa de ser real e machucante. Quando a Palavra recomenda "regozijai-vos no Senhor" é porque, em certas circunstâncias de frustração, somente a graça divina nos ajuda a não desesperar. Por isso, o Apóstolo afirma que a provação e a tristeza, após nos refinar como o fogo, aprofundarão a nossa fé, no processo de nossa vitória. Deus te abençoe!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Que eu não seja Humilhado

O rei Davi viveu num mundo cheio de inimigos. Na cultura do seu tempo, humilhar um rei judeu equivalia a humilhar o Deus dele. Daí a sua oração: "Em Ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que meus inimigos triunfem sobre mim!" (Salmo 25:2). Nós, cristãos de hoje, vivemos também cercados por todo tipo de inimigos. Dentro de casa e fora de casa. Inimigos às claras e inimigos às escondidas. Armadilhas para nos humilhar não faltam em nossa vida social. E podemos também contar com elas, convivendo com membros de nossas igrejas. Por inveja, por ciúme, ou por simples maldade, pessoas decidem nos perseguir, nos injustiçar, nos prejudicar. Davi sabia disso. Nós sabemos disso. Jesus sabia do passado, do presente, do futuro. Por isso, quando discípulos se propuseram a segui-lo, o Mestre abriu o jogo. Francamente, Ele disse: "No mundo tereis tribulações". "Antes de odiar vocês, o mundo Me odiou". Portanto, o que o mundo inimigo de Cristo mais planeja é a humilhação dos cristãos sinceros. O objetivo é claro: se conseguir humilhar um bom crente, terá humilhado o Senhor. A solução que Davi encontrou é a nossa solução: "Em Ti confio ó meu Deus". É essencial que levemos a sério o poder do nosso Senhor. Nosso medo da humilhação tem que ser suplantado pela nossa confiança na justiça de Deus. Senhor, "não deixes que eu seja humilhado". Deus te abençoe!