quinta-feira, 21 de junho de 2012

A morte de cruz

A cena da cruz sempre me emociona. A vida que hoje vivo ao lado de Cristo sempre me traz de volta ao Calvário. É ali que posso encontrar alento para minha alma cansada e renovar minhas forças na fé do Salvador, que entregou a Si mesmo por mim, e ressuscitou para minha justificação. Quando recordamos tudo o que Jesus padeceu por amor de nós, e atentamos para cada detalhe que cerca esse momento único na história da humanidade, devemos assumir uma postura diante de Deus. A cruz de Cristo não admite indiferença! Ou aceitamos este amor glorioso, o rejeitamos a única maneira revelada por Deus para redenção humana. De que maneira temos reagido a mensagem da cruz de Nosso Senhor? Deus te abençoe!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

As consequências do pecado no mundo

Como o pecado afastou da humanidade do Senhor, o homem ficou entregue a toda sorte de influências malignas, tornando não apenas servo do pecado, mas também muitas vezes agente do mal. Todas as mazelas sociais que temos visto ao nosso redor são pequenos exemplos do que o pecado tem causado na história humana. Mas estas consequências são pequenas perto da vindoura condenação, que alcançará todos aqueles que não creem no Salvador. O pecado nos afasta do Senhor (Is 59.1,2). Rouba da humanidade a glória de Deus (Rm 3.23). O pecado escraviza o homem (Jo 8.34) e o conduz a morte espiritual (Rm 6.23). Não podemos ignorar a gravidade do pecado da humanidade, já que ele custou a vida de Jesus na cruz do Calvário. Cada gota do sangue de Cristo foi necessária para satisfazer a justiça de Deus e nos livrar da culpa do pecado e da condenação. Não brinque com o pecado! Corra para os braços do Pai Celestial Deus te abençoe!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Ilustrações sobre o pecado

Uma das maneiras de entender o pecado e seus males é ilustrando-o com imagens de nosso cotidiano. Uma das maneiras de retratarmos este mal é pensando em uma doença que pode ser letal sem tratamento. Sabendo que existe um médico capaz de curá-lo, você perderia a chance de se curar? Podemos também ilustrar o pecado como um poço profundo no qual um homem desavisado caiu, sem ter chance alguma de se salvar. Havendo alguém disposto a tirá-lo do buraco, ele recusaria esta ajuda, preferindo morrer na escuridão? Na primeira ilustração, o pecado pode ser comparado a uma doença que exige tratamento. O médico capaz de curá-lo é Jesus Cristo, e o remédio é seu sangue derramado na cruz do Calvário. Na segunda, o pecado é o poço profundo que aprisionou o homem, até que este seja socorrido por um salvador. Este salvador é Jesus Cristo, que pode nos tirar do abismo e nos trazer para sua luz. Jesus é a solução de Deus para o pecado do homem. Aceite-o como seu Salvador! Deus te abençoe!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O que é o pecado?

Todos nós conhecemos a palavra pecado, mas tenho certeza que a maior parte de nós teria alguma dificuldade em explicar o que é o pecado. A nossa sociedade, que canta que "amar não é pecado", tem uma visão de que ele é algo que a religião proíbe, mas que é bom e pode nos dar prazer. Sem querer escrever num pequeno devocional um tratado sobre o assunto, quero resumir este conceito e apresentar a solução divina para o pecado e seus males entre a humanidade. O pecado é a rebelião do ser humano contra a Lei de Deus, podendo ser um estado de rebelião ou um ato praticado. Ele teve sua origem com Satanás, que foi o primeiro ser que pecou em todo o universo, e foi introduzido na humanidade através de nossos pais, Adão e Eva. Por causa dele, a humanidade se distanciou dos propósitos de Deus de tal forma que não é capaz de se salvar sem que conte com a ajuda de um redentor. A Bíblia nada mais é do que a história deste redentor, Jesus Cristo, e como sua morte e ressurreição nos livraram da culpa e do poder do pecado. Se a sua vida está marcada pelo estigma do pecado, você pode ser marcado pelo amor de Deus recebendo gratuitamente a salvação que Jesus conquistou para nós na cruz do Calvário. Deus te abençoe!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Como Deixar Pai e Mãe

Não faltam interpretações sofisticadas para o mandado divino: “Portanto, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2:24). Entretanto, à guisa de introdução a qualquer tipo de exegese sintática ou fraseológica, impõe-se não esquecer o alerta da experiência psicológica: ainda que nós saiamos da casa, nossa casa nunca sai de nós. Aliás, é extremamente frustrante o comentário daqueles que deram tudo para apagar da memória as marcas nefastas de pais ruins ou de mães perversas. As feias cicatrizes deixadas pelas feridas que nossos pais causaram como que permanecem gritando – “não esqueça! Não esqueça!” e aí, olhando para a outra extremidade, encontramos os superpais e as supermães, que nos instruíram para permanecerem eternos dependentes deles... E que nos acusam de ingratidão, quando tomamos a decisão egoísta de os abandonarmos, agora que eles tanto precisam de nós!” Talvez por causa de todas essas contradições que o pecado conseguiu inserir no milagre da vida conjugal, a postura de depender do Espírito do Senhor seja o único caminho possível, para a arquitetura espiritual e biológica da “uma só carne”. Somente o amor divino, revelado no Cristo Jesus, tem o poder de redimir “a maldade dos pais nos filhos” – pois “trato com bondade até mil gerações aos que Me amam e obedecem aos Meus mandamentos”. Somente pela graça portentosa do Senhor conseguirá um casal, submisso a Jesus Cristo, deixar “pai e mãe”, “tornando-se os dois uma só carne”. Esta é uma das mais milagrosas ações do amor de Cristo em nós – a unidade espiritual e física dos cônjuges. Deus te abençoe!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A ressurreição de Jesus, fonte de esperança!

O Deus revelado nas páginas da Bíblia Sagrada é um Deus de esperança. Para cada fracasso humano, Ele revelou uma provisão divina! O pecado de Adão teve solução. A rebeldia de Israel teve solução! A depravação da humanidade teve solução! Até para a morte o Senhor deu jeito. Nosso Senhor é uma fonte inesgotável de esperança! Era essa confiança que alimentava a fé dos primeiros cristãos. Quando recordavam da ressurreição de Jesus e do seu túmulo vazio, sua fé nas promessas de Deus era renovada, e eles encontravam forças para suportar qualquer provação! Atentos ao fato de que o Salvador estava vivo, eles se encorajavam em prosseguir na missão de anunciar o evangelho a toda criatura! Será que o túmulo vazio encoraja você a prosseguir em sua fé? Deus te abençoe!

domingo, 10 de junho de 2012

Felicidade Na Esperança

Temas prediletos da pregação do profeta Isaías são o abatimento típico do ser humano e a saúde espiritual que sempre se baseia num Deus que cumpre Suas promessas. "O Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que Nele esperam." (Isaías 30:18). A cultura humana sem Deus define felicidade como o objetivo básico da nossa vida. "Conquistar" a felicidade, de acordo com alguns, é até uma obrigação. Daí a filosofia de vida contemporânea na qual esta definição de felicidade é o denominador comum da existência. Assim, "devemos escolher um emprego que nos torne felizes"; "o bom casamento é aquele que nos traz felicidade"; "uma boa igreja só pode ser aquela composta de membros felizes". Só que "felicidade", nesse contexto, implica em possuir bens em abundância, ser cercado por pessoas que nos bajulam, alcançar o topo do que quer que seja. Aparentemente, aqueles no mundo que se tornaram os marketeiros da "felicidade", não dão a mínima importância para definições diferentes daquela que eles vendem. E, acima de tudo, não querem nem saber do conceito bíblico de felicidade, que eles consideram "sombrio", "careta", "pagador de mico" e, até, "masoquista". A Bíblia conhece esta raça de falsos profetas, cujo senhor é o estômago, a carnalidade e o individualismo egocêntrico. Mesmo assim, apesar de tudo, tem gente que experimentou o Senhor, que creu nas Suas promessas e que, por isso, vivencia uma enorme saúde interior. É baseado nisto que Isaías exclama: "Como são felizes todos os que Nele esperam!". Deus te abençoe!

sábado, 9 de junho de 2012

Uma promessa aos que confiam em Cristo

Com a intenção de encorajar os cristãos a manterem firme sua confissão de fé, o apóstolo Pedro faz menção daquilo que Deus prometeu proporcionar aos que confiam em Jesus. Ele menciona que Deus teve misericórdia infinita conosco, nos dando oportunidade de nascermos de novo para uma viva esperança pela ressurreição de Jesus Cristo. A estes, que confiam em Jesus, foi prometido uma herança guardada no céu, onde não pode ser roubada ou danificada. Esta herança se refere a preciosa salvação que temos em Cristo. Em diversas ocasiões, enquanto estivermos nesse mundo, enfrentaremos lutas e provações. Contudo, nada pode ofuscar a confiança que temos na Palavra do Senhor. Sofremos aqui, para desfrutarmos alegria infinita por toda eternidade. Se o sofrimento bater na sua porta, pense no céu! É para lá que vão os que confiam em Jesus! Deus te abençoe!

sábado, 2 de junho de 2012

Suportando o sofrimento por causa de Cristo

Quando Pedro escreveu sua primeira epístola, por volta de 60 d.C, ele procurava encorajar os cristão que sofriam perseguições por causa de sua fé. Este período trabalhoso para a Igreja de Jesus era apenas uma pequena amostra de severas perseguições que surgiriam nas décadas seguintes, mas que não foram capazes de impedir o avanço do evangelho de Nosso Senhor. Muito embora alguns cristãos tenham desejo por sombra e água fresca, a verdade é que o cristianismo é uma proposta de vida que exige disciplina e empenho. É impossível ser um cristão dedicado ao reino dos céus sem se colidir com a filosofia que rege este nosso mundo. Entretanto, para aqueles que sofrem por causa do nome de Jesus, há promessas feitas pelo próprio Salvador (Mt 5.10,11). Quando o sofrimento chegar, apegue-se com mais firmeza as palavras do Salvador! Deus te abençoe!

Curados para seguir

Jesus tem nos curado dos males do pecado para sermos seus seguidores. Está escrito que após ser curado por Jesus, o cego passou a seguir o Salvador. Ficar a beira do caminho não lhe servia mais, muito menos mendigar. Com Cristo, seus horizontes foram ampliados e ele começou uma jornada ao lado daquele que o curou. Quando experimentamos a graça de Jesus Cristo, somos convidados a seguir seus passos. Este homem começou sua história de redenção como cego, e terminou como discípulo. O propósito de Deus é mudar a condição do homem. Você pode ser hoje uma pessoa escravizada pelo pecado, mas pode terminar seus dias como um filho de Deus, se receber a Jesus como Salvador. Qual sua decisão diante de tão grande oportunidade? Continuar vivendo em trevas espirituais ou enxergar a luz de Cristo resplandecendo sobre você? Deus te abençoe!