quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Prejuízo de Fugir de Deus

Jonas 1:10 - Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado. Para fugir da missão que o Senhor lhe dera, Jonas pega um navio para o outro lado do mundo. Mal saíram do porto, uma feroz tempestade ameaça de naufrágio a embarcação. Foi só quando percebeu o impacto da sua desobediência que Jonas se posicionou: "Em seguida, Jonas contou que estava fugindo de Deus, o Senhor. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados ainda e disseram - veja só o que você fez!" (Jonas 1:10). Se não soubéssemos que o livro do profeta Jonas relata com realismo a biografia de alguém, poderíamos dizer que a obra constitui um exemplo espetacular de ficção criativa. Com direito a discussões como o Altíssimo, a terrível tempestade com ondas destruidoras, a peixe engolidor de gente, a pregação que muda uma cidade inteira, a profeta irritado com o êxito da sua pregação... A história da humanidade, bem como nossa própria historia pessoal, é uma variação sobre o tema Jonas. De um lado, o Senhor sempre vindo ao nosso encontro. Do outro lado, nós outros sempre a fugir de Deus. Temos mil razões para fugir. E Ele tem apenas uma razão para nos buscar: a incompreensível realidade do Seu amor por nós. Como é bom saber, lendo a Bíblia, que "o amor cobre uma multidão de pecados". Que nossa fragilidade e teimosia nunca suplantarão a providência amorável do Senhor. Por mais que Satanás tente nos convencer de que o caminho é fugir de Deus, o Espírito de Cristo nos prova que o Senhor está lá adiante, na pocilga de nossa vida, esperando por nós. Pronto para cumprir a Sua vontade, usando-nos como Seu instrumento. Continua não compensando a atitude de fugir de Deus. Deus te abençoe!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O que nos dá uma nova vida!

Colossenses 2:12 - Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. A experiência do batismo é muito importante na vida do cristão. Todo novo convertido, ao aceitar obedecer este mandamento, sepultará sua velha vida e começará uma caminhada de fé com o Salvador. O batismo simboliza nossa morte para o mundo e nossa nova vida, que pudemos experimentar pelo poder da ressurreição de Jesus Cristo. Quem está seguindo o Salvador tem uma nova vida. Por isso, as coisas do mundo, os velhos hábitos, as práticas imundas devem ser abandonadas e substituídas pelos valores ensinados no evangelho. Podemos viver esta dimensão porque o poder espiritual que trouxe Jesus de volta a vida está a nossa disposição: É o Espírito Santo. O Espírito em nós nos conduz a esta jornada santa, onde passamos a viver para glória de Cristo. Aceite a nova vida que Jesus lhe oferece! Deixe para trás as coisas do mundo e siga o Salvador! Deus te abençoe!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Reflexões em Romanos - Uma mensagem de obediência

Romanos 1:5 - Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, O evangelho é um chamado divino para a salvação da humanidade. Através de Seu Filho, Deus tem atraído aqueles que de antemão foram escolhidos e amados por Ele. Por se referir a salvação, implica que nós humanos estamos perdidos e distantes do Criador. E se estamos perdidos, é porque algo fez com que nos perdêssemos. A proclamação do evangelho não pode omitir a responsabilidade dos que se convertem de obedecer a Cristo e Sua Palavra. Se a humanidade perdeu a glória de Deus pela desobediência, manter-se desobediente a Deus demonstrará que de fato ainda não experimentamos a nova vida em Cristo Jesus. Por isso, estude a Bíblia, apegue-se as palavras que foram deixadas para nossa orientação e sirva a Jesus com alegria e dedicação. Jesus só é Salvador daqueles que reconhecem seu senhorio e procuram obedecê-lo. Deus te abençoe!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O instrumento de Deus

Colossenses 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Meu pai é uma excelente artesão. Entregue qualquer material a ele, e de alguma forma, ele conseguirá transformar isso em obra de arte. Um marceneiro faz de placas de MDF móveis planejados, um jardineiro faz de amostras de plantas um jardim. E Deus fez, através de Cristo, tudo o que existe. Cristo foi o instrumento que Deus usou para criar todo o universo, visível e invisível. Tudo foi criado para Ele, inclusive nós humanos. Fomos criados para Ele, e somente nEle somos completos. É através dEle que Deus recria a nossa história, fazendo conosco como o trabalho de um artesão Deus está fazendo de nós obras de arte, por isso, aceite de bom grado a obra que Ele executa em sua vida. Deus te abençoe!

domingo, 19 de agosto de 2012

A Bíblia Como Escudo

O rei Davi escreveu o Salmo 18 após grandes livramentos doa ataques de seus inimigos. Ele desabafa: "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que Nele confiam" (Salmo 18:30). Aquele que já vivenciou ataques e agressões naturalmente valoriza o que quer que lhe tenha dado proteção. Viver neste mundo implica em estar sempre cercado por atentados. Por mais que procuremos blindagens, realmente nunca ninguém poderá dizer que se tornou absolutamente imune às agressões ao redor. Os ataques são microscópicos, vindos dos vírus e outros micro-organismos. E os ataques podem atingir as proporções de uma seca cruel ou de uma enchente sem controle. Os perigos vêm das coisas e das pessoas. O apóstolo Paulo, ao doutrinar sobre o alerta de Jesus, concernente às tribulações no mundo, enfatiza a essência de nossas batalhas. Ele afirma que não temos que lutar contra carne e sangue, mas contra "os principados e as forças espirituais" do maligno. E é contra estes poderes que nós precisamos da Bíblia. Precisamos da Bíblia porque ela está centrada em Cristo. "Cristo é tudo em todos", diz Paulo. Sem o escudo da Bíblia revelada em Cristo nós nos tornamos alvos fáceis, sem nenhuma possibilidade de vitória. Nosso escudo completo, nosso escudo constante - eis o que Cristo é. Porque a Palavra é Cristo. É com esta Palavra, escondida em nosso coração, que não pecamos contra o Senhor, nosso poderoso escudo. Deus te abençoe!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Somos Nova Criatura

2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Ao falar com Nicodemus sobre a comunhão espiritual com o Senhor, Jesus usa a metáfora do "é necessário nascer de novo". O apóstolo Paulo mais de uma vez utiliza a mesma ilustração, desenvolvendo o conceito da "nova criatura": "E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura: as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5:17). Quando os escritos bíblicos enfocam o conceito da comunhão obediente com Deus, uma verdade é sempre sublinhada - o Senhor não remenda, não cola fragmentos, não se limita a dar uma mão de tinta. A história do vaso e do oleiro é bem típica: vaso defeituoso não é meramente "ajeitado", mas é desmanchado e seu barro modelado novinho pelo oleiro. As criaturas humanas, segundo a Bíblia, são criadas "à imagem e semelhança de Deus". Todos os seres humanos têm o potencial de viver em coerência com o Criador da "semelhança". E têm, também, o potencial de acreditar na falácia de Satanás, que nos ensina que ser "semelhante" é o mesmo que ser "idêntico", isto é, "iguais a Deus". Numa posição diametralmente oposta, ao ensinar que pela aceitação do Cristo o Senhor nos transforma em "filhos adotivos de Deus", a Bíblia afirma inequivocadamente o senhorio divino. Em outras palavras, quando estamos "em Cristo", viver uma vida "nova" nada mais é do que submeter-se ao velho plano do Senhor, que Ele estabeleceu "desde antes da criação do mundo". A "nova criatura" é aquela pessoa que, pela fé e obediência a Cristo, começa a viver, na Terra, a existência da eternidade. Deus te abençoe!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um conselho aos revolucionários

Filipenses 1:6 - Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Um conselho que quero deixar a você, que pretende começar a fazer algo mais concreto para o reino de Deus, é que com certeza as pessoas próximas não irão entender claramente suas motivações no início da revolução. Quase ninguém observará o seu empenho e os aplausos aqui na terra serão escassos. Mas, permaneça firme! Quem procura a glória de Deus não está atrás de troféus ou reconhecimento. O que queremos é alcançar este mundo sofrido com o amor de Nosso Salvador. Sempre que Deus percebe um de seus filhos empenhado em transformar o mundo, Ele lhe dará a graça necessária para cumprir seus propósitos! Há graça para você! Volte a fazer aquilo que o Senhor semeou em seu coração! Deus te abençoe!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Dívida do Amor Recíproco

À primeira vista, parece que o texto bíblico misturou as coisas. Afinal, qual a relação entre dívida financeira e ajuda mútua? Paulo, entranto, é enfático, quando escreve: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor recíproco..." (Romanos 13:8). A história das civilizações ensina claramente uma coisa: comunidades que não praticaram ajuda mútua se autodestruíram. O endividamento material dos membros de uma sociedade produz a insolvência e abre as portas para várias formas de desestruturação quando todos querem possuir e quase ninguém pensa em honrar compromissos, os contratos sociais perdem seu poder agregador. Consumismo sem poupança é receita certa para a recessão. Por que a Bíblia descreve o "amor recíproco" como um mandamento, como uma "dívida"? Porque a natureza essencial do amor é a postura da doação. Em mais de um contexto Cristo Jesus associa a atividade de amar com o cumprimento dos desígnios divinos. "Se Me amardes, obedecereis os meus mandamentos". "E o Meu mandamento é que vos ameis uns aos outros"... "como Eu vos amei.". O amor recíproco garante a estabilidade das comunidades, tanto quanto o egocentrismo garante a dissolução das instituições humanas. Dizer que o amor recíproco deve depender da "boa vontade" de cada indivíduo é quase tão grave quanto propor uma política financeira pública que dependa da veneta dos contribuintes. Amar é a grande dívida que assumimos com o Senhor. Ele nos "amou quando éramos ainda pecadores". Por isso, diz a Bíblia, "o amor de Cristo nos constrange" e deve sempre nos constranger a compartilhar com o próximo o instrumento divino que nos capacita a sermos "filhos de Deus". Deus te abençoe!

Pequenos Gestos...

Salmos 131:1 - (cântico dos degraus, de Davi) SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Vivemos dias de grandeza e de ostentação. Há aqueles que sonham com palcos, auditórios, aparelhagem sonora de última geração e multidões os seguindo. Eu próprio, quando comecei minha caminhada com Cristo, sonhava muito com tudo isso. Hoje, sou da escola das pequenas coisas. Acredito que o evangelho deve manifestar-se nos pequenos gestos de cada dia. Há mais do evangelho em alimentar um faminto nas ruas do que em realizar um grande show gospel. Há mais da graça de Cristo em poder orar e ajudar uma pessoa enferma do que em grandes concentrações onde se busca reconhecimento e riqueza. Creio que viveremos dias da revolução dos anônimos cristãos, daqueles que não precisam de ostentação para revelar o amor de Deus ao mundo. Desafio você a viver um evangelho simples e sem firulas. Deus quer te usar nas pequenas coisas! Deus te abençoe!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Jugo Desigual Com Infiéis

Ao escrever sobe o cultivo da santidade, o apóstolo Paulo inclui um alerta: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (II Coríntios 6:14). Uma coisa é viver no mundo cheio de injustiça como o nosso. Estamos aqui pela vontade do Senhor e Ele mesmo diz aos cristãos: "no mundo tereis tribulações". Mesmo enfrentando tribulações, o Senhor quer que sejamos "a luz do mundo". Já uma outra coisa, que não tem base bíblica, é chegarmos à conclusão de que, por estarmos neste mundo, o único jeito de sobreviver é assinar embaixo de todas as coisas desonestas que o mundo nos oferece. Paulo diz que não tem nada a ver. É impossível estar no mundo e não conviver com o mundo. Da mesma maneira que Deus, ao mandar chuva, permite que ela umedeça a plantação dos justos e a plantação dos infiéis. Mesmo abençoando a plantação dos injustos, o Senhor não aprova sua infidelidade e não conta com eles para o estabelecimento do Seu Reino na terra. Nós, os cristão, fomos salvos com o objetivo de servir no Seu Reino. Com o objetivo de proclamar o poder redentor do Cristo, no meio corrupto do pecado. Todas as vezes que levamos a sério nossa missão e não dizemos amém às imposições do mundo, somos discriminados. Mais cedo ou mais tarde, se procuramos viver cristãmente, o próprio mundo se separará de nós. O jugo é desigual. Deus te abençoe!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Educados pelo Senhor

Efésios 2:19 - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; A Igreja é retratada na Bíblia como a família de Deus (Ef 2.19). Ao associar o povo de Deus com um núcleo familiar, podemos identificar que nós somos um conjunto de irmãos que tem um Pai em comum. E este Pai, assim como se espera de um pai terreno, tem o desejo de nos ensinar a andar em seus caminhos, a fim de nos tornar cristãos frutíferos, amadurecidos e úteis para todo bom propósito que Ele tem com a humanidade. Você está disposto a aceitar que Deus o eduque para a maturidade espiritual? Deus te abençoe@

domingo, 5 de agosto de 2012

Salmo 84 - Pardais e Andorinhas

O melhor lugar do mundo é onde Deus está! Quem anda com o Senhor está protegido, guardado pelos braços fortes do Todo Poderoso. Enquanto escrevia este lindo poema, o salmista testemunhou uma cena grandiosa: os pardais e andorinhas que fizeram seus ninhos próximos ao altar do Senhor, com a intenção de proteger os seus filhotes (Sl 84.3). O salmista associou esta cena com o desejo que fazia arder sua alma. Ele queria ter a mesma segurança que as aves encontravam ao viverem próximas do altar. Somente a presença de Deus pode nos trazer conforto e segurança. Por isso, o cristão deve desejar ardentemente a presença de Cristo e a comunhão com o Espírito Santo. O que sua alma tem desejado ardentemente? Um smartphone novo? Um esposo ou esposa? A casa própria? Faça como o salmista, deseja ardentemente ao Senhor! Deus te abençoe!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Por que Jesus foi crucificado?

A crucificação era o método de execução mais temido no mundo antigo. Embora seja uma prática anterior ao tempo de Jesus, foi justamente nos dias de Cristo em que a morte de cruz ganhou notoriedade. Ela era destinada a punir crimes hediondos e para silenciar qualquer forma de oposição ao império. A morte de cruz começava com uma sessão de tortura, chamada de flagelação. Os que sobreviviam aos flagelos eram obrigados a pegar a haste horizontal da cruz, que pesava cerca de 50kg e seguir ao local de execução, uma jornada de cerca de 360 metros. Muitas vezes, o criminoso era ajudado por algum cidadão a levar a cruz, assim como ocorreu com Jesus. Ali, ambas as hastes da cruz eram unidas, e de braços abertos, o criminoso pregado. A morte era lenta e na maioria das vezes acontecia por asfixia, após o crucificado esgotar suas forças tentando respirar. Tamanha crueldade caiu sobre nosso Salvador, e isso por amor de nós. A morte de Jesus na cruz não foi um episódio acidental, mas foi o sacrifício que nos garantiu a vida eterna. Que o empenho de Jesus em suportar tudo isso por amor de nós nos encoraje a suportar nossa cruz de cada dia com alegria, pois a mais pesada Ele já levou por nós! Deus te abençoe!