segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sofra Como Cristão

O apóstolo Pedro achava inadmissível um cristão sofrer, em função de praticar roubo ou homicídio. Para Pedro o castigo ou sofrimento de um crente só poderia ser aquele fruto da injustiça do mundo. Por isso, ele escreve: “Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.” (I Pedro 4:16). Este conceito de Pedro parece muito estranho. Ninguém gosta de sofrer injustiça. Ninguém se alegra por pagar por um delito que não praticou. Na vida cristã, contudo, não parece haver outro jeito. Já que o crente, por causa do seu compromisso com a justiça do Reino de deus, não deve envolver-se com delitos, a única outra alternativa é o cristão sofrer por causa de injustiça contra ele. Não é preciso ser profundo conhecedor de história para saber que a justiça do mundo é injusta. Para saber que a amizade com Deus provoca inimizade com o mundo. É essencial não nos esquecermos deste princípio bíblico: seguir a justiça do Reino é sofrer a injustiça do mundo. Cabe a nós, cristãos, o decidir. Queremos rejeitar a submissão à justiça de Deus, para amealharmos os bens injustos do mundo? Ou queremos a saúde do amor de Cristo em nós? É o que vivenciamos, quando sofremos como cristãos. Deus te abençoe!

domingo, 28 de outubro de 2012

Descanso Para Vossas Almas

Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Jesus sempre soube do sofrimento que Seus discípulos deveriam experimentar, na tarefa de dar testemunho Dele. Por isso, mais de uma vez Ele ensinou Seus discípulos a conseguir descanso espiritual. Em uma delas, Ele disse: "Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração e encontrarão descanso para as suas almas." (Mateus 11:29). O jugo, no carro de boi, tinha o objetivo de disciplinar o comportamento dele, habilitando-o a fazer direito o trabalho exigido pelo seu dono. Sem jugo, o boi não saberia para onde deveria ir, sem saber também quando andar e quando parar. O jugo é o instrumento de obediência para com o dono, permitindo o cumprimento adequado da sua vontade. Pode parecer paradoxo - entretanto, quando não levamos a sério a direção do Cristo e não obedecemos a Seus comandos, desperdiçamos energia espiritual. Sempre que isso acontece, nossa conduta desorientada consome uma carga enorme de esforço. Não somente não conseguimos viver direito a vida cristã, mas nos descobrimos com frustrações, desapontamentos, cansaço e culpa. O Senhor sabe o que faz e sabe o que devemos fazer. Obedecer Sua orientação nos permite chegar lá... E garante descanso para nossas almas. Deus te abençoe!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Diminuir o passo e mudar o curso

Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, também chamada de Paraolimpíadas, nove participantes, todos com deficiência mental ou física alinharam-se para a largada da corrida dos cem metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com a vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, exceto u...m garoto, que tropeçou no piso, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo olharam para trás. Viram o garoto no chão, pararam e voltaram. Todos eles! Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou-se, deu um beijo no garoto e disse: "pronto, agora vai sarar". E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e não tinha um único par de olhos secos. E os aplausos duraram longos minutos. As pessoas que estavam ali, naquele dia, repetem essa história até hoje. Por quê? Porque, lá no fundo, nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho, é ajudar o próximo a vencer também, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso. Que cada um de nós possa ser capaz de diminuir o passo ou mudar de curso para ajudar alguém que em algum momento de sua vida tropeçou e precisa de ajuda para continuar! "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" - Mateus 19.19. Deus te abençoe!

domingo, 14 de outubro de 2012

O que a ressurreição de Cristo nos garante?

A Igreja Primitiva manteve firme sua confissão na ressurreição de Cristo, e foi a ressurreição a base para que as principais doutrinas da fé cristã fossem estabelecidas. Não podemos ignorar em nossos cultos, nossas orações, nossas canções que o Salvador está vivo, e vive entre nós! A ressurreição garantiu a nossa justificação! Ao ressuscitar, Jesus mostrou que Deus aceitou sua morte na cruz e por isso, nós que tememos o Seu nome podemos viver sem medo da condenação, que já não existe para que os que estão em Cristo (Rm 8.1). Assentado a destra do Pai, Jesus é nosso Sumo Sacerdote (Hb 8.1) e nosso Advogado (1 Jo 2.1), intercedendo pela Igreja que Ele comprou com seu sangue. Ainda por causa da ressurreição, quando Cristo voltar, todos os que morreram na fé ressuscitarão (1 Co 15.52), para uma vida eterna ao lado do Pai Celestial. Glorifique a Deus pela ressurreição do Salvador, e nunca perca a comunhão com Salvador que venceu a morte por amar a mim e a você! Deus te abençoe@

sábado, 13 de outubro de 2012

Setenta Vezes Sete

Jesus estava dando uma aula sobre como perdoar "um irmão que pecar contra ti". No meio do ensino, Pedro pergunta quantas vezes o cristão deve perdoar: "Sete vezes?". - "Respondeu-lhe Jesus - Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." (Mateus 18:22). O Mestre era reconhecido como um bom professor das Escrituras. À maneira dos rabinos da época, Ele usava ilustrações, jogo de palavras, parábolas. Quando Jesus disse a Pedro "setenta vezes sete" o objetivo óbvio foi declarar: o amor perdoador, exatamente porque vem de Deus, é inesgotável. Quando perdoa, o cristão fortalecido pelo Espírito não se preocupa com contabilidade. O "homem natural" não foi feito para perdoar. A filosofia ética, dentro da qual vivemos e somos ensinados, nos diz que nossos relacionamentos devem ser "bateu, levou", "olho por olho, dente por dente". Neste contexto, perdoar é sinal de fraqueza, de "falta de vergonha na cara". A mensagem bíblica, entretanto é muito clara: o Espírito do Senhor é perdoador. A Bíblia diz: "Deus prova o Seu amor por nós, em que Cristo morreu por nós, quando ainda éramos pecadores". Perdoar é um dos atributos "absurdos" de Deus. Perdoar, portanto, passa a ser um dos atributos daquele que aceita o senhorio de Cristo. Amor e perdão não nos são dados sob medida. Mas abundantemente. "Setenta vezes sete." Deus te abençoe!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

A ressurreição é parte fundamental do evangelho

As boas novas de salvação devem ser transmitidas integralmente! O evangelho consiste na encarnação de Jesus Cristo (Jo 1.14), sua morte expiatória (Mt 27.35) e sua triunfal ressurreição (Mt 28.6). É impossível proclamar a esperança cristã sem ter em vista que Jesus Cristo venceu a morte. Foi por causa desta mensagem que cristãos em todas as épocas deram suas vidas e aceitaram com alegria o martírio, pois aguardavam a futura ressurreição, da qual todos nós que seguimos a Cristo participaremos. Desligue-se por um instante de seus problemas e contemple pela fé o Cristo ressuscitado! Fale com Ele em oração! Ele está pronto para lhe ajudar e renovar em você a alegria da salvação. Deus te abençoe!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lágrimas, Depois Alegria

A segunda carta de Paulo a Timóteo começa com um sentimento profundo de saudade. Como Tito, Timóteo foi, para o apóstolo Paulo, um verdadeiro "filho na fé". Daí as palavras: "Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo." (II Timóteo 1:4). O que une cristãos sinceros é a sólida empatia que se desenvolve entre eles. Cristãos "se alegram com os que se alegram e choram como os que choram". Cristãos aprendem a "levar as cargas uns dos outros". Cristãos praticam a oração intercessória. A história espiritual de Timóteo não foi diferente da nossa. Porque, quando decidimos responder afirmativamente ao convite do Cristo, o "vinde a Mim" sempre nos coloca em situação de conflito. De conflito do homem natural contra a nova natureza que o Espírito de Cristo desenvolve em nós. Só que o amor a Cristo entra em choque com o amor do mundo. De modo que as injustiças do mundo nos levam às lágrimas. Não só pela crueldade do mundo mas, também, pelas concessões que fazemos ao Inimigo. Pelas quais, quando nos damos conta, "choramos amargamente" lágrimas durante a noite. Sorriso ao amanhecer. Sempre podemos contar com as duas coisas. Com as lágrimas, que nos consomem. Com a alegria, que nos reconforta. Deus te abençoe!

domingo, 7 de outubro de 2012

A Glória Do Segundo

Ageu 2:9 - A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu é o profeta da reconstrução, após o exílio babilônico. Suas instruções, dadas pelo Senhor, são para serem seguidas, se é que queremos crescer espiritualmente. Daí a promessa: "A glória deste novo templo será maior do que a do antigo, diz o Senhor dos Exércitos." (Ageu 2:9). O profeta Ageu deve ser interpretado, hoje, através da lente de Paulo, que nos escreve segundo a lente das revelações de Cristo Jesus. Diz o apóstolo 0 " O vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós". Por isso, é válido crer que nossa vida em Cristo deve expressar, cada vez mais, uma glória crescente, destinada a "glorificar o vosso Pai, que está nos céus". "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Em Cristo, porém, recuperamos a "glória de Deus". Foi isto que Jesus disse, quando orou pedindo por nós, Seus discípulos: "Dei-lhes a glória que Me deste, para que eles sejam um, assim como Nós somos um". A beleza e o poder da vida cristã fluem da glória divina, que irradiamos pelo poder do Espírito. O Senhor promete que nossa vida, instilada em nós pela fé em Cristo, "cresça de fé em fé". Por mais linda que tenha sido a obra do Senhor no nosso antigo templo, quando do nosso novo nascimento, a contínua glorificação do nosso renovado templo será cada vez maior, até a "estatura do Varão perfeito". Deus te abençoe!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Flagelação, a dor que nos cura!

Marcos 15:15 - Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado. A flagelação era uma angustiante sessão de tortura que antecedia a crucificação. Era comum que o criminoso fosse golpeado com os flagelos 39 vezes, número esse que vinha da lei judaica. A maioria dos condenados morria nesta sessão de tortura, pois cada flagelo era fabricado com couro e nas pontas de cada fita eram amarrados pregos e pedaços de ossos, para dilaceração do corpo. O preço pago por nossa redenção também foi pago nos flagelos que feriram o Salvador. Como diz a Escritura: "Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados (Is 53.5). Para que eu e você pudéssemos desfrutar de paz espiritual, Jesus sofreu no corpo! Ele foi ferido para que fôssemos sarados! Seja sarado, pelo poder do nome de Jesus Cristo! Deus te abençoe!