quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Justo Se Ergue Sete Vezes

Usando o número sete, uma imagem bem conhecida da poesia hebraica, diz o livro de Provérbios: "Ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se..." (Provérbios 24:16).

A simples idéia de cair é um fato desagradável. Para alguns, cair é sinal de fragilidade. Para outros, de desequilíbrio. Cair, também pode significar derrota. No Seu sentido extremo, cair é sinônimo de fim de tudo. Da vergonha inexorável. Cair não atrai ninguém. Mais ainda: para aquele que vem procurando seguir a Bíblia, pedindo sempre a orientação do Espírito, cair não faz nenhum sentido.

Para um dos Sábios, que escrevem Provérbios, entretanto, não existe nada de absurdo na possibilidade do crente cair. E de cair sete vezes... Na vida cristã, há quedas determinadas, pelo Senhor, para nos corrigir do orgulho e da auto-suficiência. Outras quedas, forjadas pelo Inimigo ou pelos inimigos, são permitidas por Deus, como no caso de Jó, para reforçar nossa têmpera espiritual. Em todos esses casos, o resultado final é reerguer-se, dar a volta por cima. Este é o dom que chamamos de resiliência. De resistência a fortes pressões, de suplantação das negatividades. Cristo é o maior treinador de resiliência espiritual. Ele disse: "Eu venci o mundo". Por isso, disse o Apóstolo - "Se com Cristo morremos, com Cristo também viveremos". Talvez, até, mais do que sete vezes...

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário