quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Contendas entre Vós

Paulo lamenta as divisões que aconteceram na igreja de Coríntios: "Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre nós" (I Coríntios 1:11). Os coríntios tiveram a oportunidade de ouvir grandes pregadores da mensagem de Cristo. Cada um, entretanto, com um estilo próprio, deixando a sua marca pessoal. Gradualmente, a personalidade dos regadores falou mais alto do que a mensagem pregada. O passo seguinte foi a contenda. Um grupo dizia: "Eu sou de Paulo". Outro grupo afirmava: "Eu sou de Apolo". Um terceiro grupo proclamava: "Eu sou de Pedro". Houve até um grupo que, pensava ser superior aos outros, se ufanava: "Eu sou de Cristo". Mais do que triste, Paulo ficou escandalizado pelas divisões dentro da igreja. É muito mais fácil ver as diferenças. Elas saltam aos olhos. Mesmo quando são insignificantes. Descobrir semelhanças, entretanto, exige mais pesquisa, mais paciência, mais observação. Ao escolher seus próprios Apóstolos, Jesus nos deu um exemplo: não houve dois idênticos, entre os doze. A todos, porém, Jesus deu atenção adequada. E porque adequada, diferente. Ao explicar a João, Jesus não usava o jeito com que falava a Pedro. Há uma grande diferença entre adequação e mera facilitação. É por isso que o conteúdo da mensagem de Jesus nunca mudou. A mensagem é a pessoa de Cristo: "vinde a Mim". Quando nos distanciamos da comunhão com a pessoa do Cristo, nossas diferenças viram contendas. "Jesus é tudo em todos". Igrejas que convivem com o Senhor não alimentam contendas pessoais. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário