sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ministros de Deus

O capítulo 61 do livro de Isaías é uma antevisão da obra do Messias. A respeito daqueles que aceitam Jesus como o Filho de Deus, o Senhor promete, através do Profeta: "Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus" (Isaías 61:6).

O padrão seguido pelos livros bíblicos de profecia denuncia, de início, a atitude humana de rejeição da graça divina - em seguida, anuncia a realidade do amor divino, que está sempre disponível para aqueles que aceitam a soberania do Senhor. Uma mensagem depende da outra. Ao falar de pecado, o objetivo da Bíblia é revelar aos homens "de boa vontade" que existe a alternativa da libertação das prisões do pecado.

É neste contexto que se encaixa a vocação missionária de todos os resgatados pelo poder amoroso do Cristo. Nos não fomos salvos, com o objetivo de nos garantir uma vida boa, longe da maldade do mundo. Nós fomos salvos para atuar como "ministros do nosso Deus". Ministros são representantes, são servos de reis e presidentes, para concretizar os desígnios dos seus soberanos. Não somos apadrinhados do Senhor: somos seus ministros, em um mundo necessitado.

Deus te abençoe!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A vitória vem do Senhor

A fé cristã é um convite a disciplina. O apóstolo Paulo mencionou o zelo que cada cristão deve ter de sua vida espiritual, comparando-o com um atleta (1 Co 9.24-27).

Estes que se apresentam em torneios, em jogos olímpicos, o fazem por medalhas e prêmios da Terra; nós, crentes, pelos tesouros do céu.

O cristão deve batalhar diariamente para manter uma sadia disciplina espirtual: ler livros edificantes, servir a Deus e ao próximo, orar, jejuar e estudar a Bíblia Sagrada. Você deve estar pronto para a batalha!

Porém, JAMAIS se esqueça de que cada vitória vem do Senhor para nós. Nós fazemos nossa parte com fé; e aguardamos ansiosos pela manifestação de Sua graça em nossas vidas, nos trazendo a vitória!

Deus te abençoe!

domingo, 15 de novembro de 2009

Amigos interesseiros...

Há pessoas que se interessam genuinamente por você. Outras, estão interessadas naquilo que você pode oferecer. Em qualquer local onde você estiver, sempre existirá pessoas interesseiras, pessoas manipuladoras e pessoas sinceras e amigas.

É você que deve descobrir cada tipo de gente com quem se relaciona.

O amigo interesseiro é facilmente identificado. Ele está com você nos períodos doces da vida. Ele estará nas suas festas, aparecerá nas suas conquistas, subirá o monte contigo. Mas nunca entrará no deserto com você.

Passará longe dos seus vales. Desprezará você quando o dia mau chegar.

Ore por cada amigo interesseiro que você tem! Ministre sobre a vida dele! Transforme-o em um verdadeiro amigo, pela graça de Cristo que há em você!

Deus te abençoe!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Furiosos Por Nossas Plantinhas

Jonas foi uma obra prima de coerência anti-Deus. Para culminar suas revoltas contra a misericórdia do Senhor, Jonas ficou uma fera, porque a aboboreira que lhe dava uma sombrinha agradável secou: "Respondeu (Jonas) -Estou furioso ao ponto de morrer" (Jonas 3:9).

Jonas é nosso modelo cotidiano. Não há dias que não fiquemos azarados, por causa de coisas pequenas e razões frívolas. Para muitos de nós, o pronome "meu" justifica tudo: "meu" plano, "meu" problema, "meu" modo de ser. Se é "meu", é melhor do que tudo. E melhor do que todos. Pior ainda, é melhor até do que o projeto do Senhor, para a nossa vida.

Feliz daquele que procura as prioridades do Senhor. Que descobriu que a marca do divino é um certificado de garantia de qualidade. Qualidade espiritual e, sem dúvida nenhuma, qualidade material.

Aquele que coloca acima de tudo as coisas do Senhor é aquele que desenvolve bom senso espiritual nas escolhas da vida. Por mais caras que sejam nossas plantinhas, nunca passarão de plantinhas. Ficar furioso por causa delas é baratear a vida e o significado da vida.

Deus te abençoe!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nossa Maldade, Nossa Punição

Pela boca do profeta Obadias o Senhor nos alerta: "A maldade que você praticou recairá sobre Você" (Obadias v.15).

Criamos uma geração de permissividade. Hoje em dia, tudo é permitido, principalmente se tiver natureza promíscua e imoral. A postura de meio século atrás era "crente deve ser diferente".


A postura de hoje em dia é "crente diferente não constrói uma igreja grande". Em nome da quantidade, matamos a qualidade.

A Bíblia não tem meio-termo. Ela afirma que "aquilo que o homem plantar, isto também ceifará". As Escrituras ensinam a responsabilidade ética. Desde os profetas até os apóstolos, liderados por Cristo, o ensino bíblico é coerência entre aquilo que dizemos crer e o tipo de vida que vivemos. Este é o significado do termo "justiça": comportamento que confirme a crença. Ao ponto de Tiago afirmar, até com dureza: "A fé, sem obras, é morta". O Senhor cobra de nós, o bom testemunho. "A maldade que você praticou recairá sobre você". É tempo de completar este quadro com afirmação de João:

"Mas se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo, para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de toda maldade". Ainda há tempo.

Deus te abençoe!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Amem Seus Inimigos

Ao estabelecer as diferenças essenciais entre sua pregação e as tradições de origem mosaica, Jesus disse: "Mas eu lhes digo - Amem os seus inimigos" (Mateus 5:44).

As tradições humanas são bem claras: amigo merece tudo de bom; os inimigos, já estes devem ser o mais mal-tratados possível. Por isso, quando Jesus, no sermão da montanha, mandou o cristão amar seus inimigos, a reação do comum das pessoas é de espanto e de incredulidade.

Quando Jesus nos instruí a amar os inimigos, fica logo bem claro que nossa dependência Dele é completa. Afinal de contas, nós temos dificuldade em amar aqueles que nos amam. Onde é que encontramos forças para deixar de odiar aqueles que nos odeiam? Esta pergunta está absolutamente certa: dentro de nós não encontramos amor - às vezes, nem encontramos o suficiente para amar a nós mesmos ou para amar nosso próximo. A fonte do amor, não importa a quem Ele se destine, é uma só - o amor de Jesus? "Nós o amamos, porque Ele nos amou primeiro", diz a Escritura. Nosso amor só acontece quando temos a coragem de aceitar o amor do Cristo por nós. É preciso lembrar que Ele nos amou, quando "éramos ainda Seus inimigos".

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Livres da Angústia...

Você já foi vítima de alguma palavra caluniosa? Sabe como dói na alma ser tratado com desdém? Conhece a dor de uma mentira que lhe prejudicou? Você sabe exatamente do que se trata este provérbio.

Só que há uma verdade tão interessante neste verso, quando afirma que o homem mau se enlaça pela transgressão de seus lábios. Cada vez que uma pessoa proferir algo contra você, o laço desta maldade a aprisiona mais.

Conheço muitas vidas totalmente destruídas por não trerem trava em sua língua.

Em contrapartida, o justo é livre das angústias. O Senhor livrará você de cada palavra mentirosa dita a teu respeito. Quando souber de algum disse que me disse, dobre seus joelhos e diga:

"Senhor, me livre desta angústia". E no tempo favorável, a verdade se estabelecerá!

Deus te abençoe!