terça-feira, 2 de março de 2010

Remindo o Tempo

Vivendo em uma cidade de muita imoralidade pagã, os cristãos de Éfeso receberam de Paulo recomendações insistentes para demonstrar na conduta sua fé em Cristo. Uma das recomendações chama a atenção para o uso do tempo: "Remindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5:16).

Era mais comum, há algumas décadas, as pessoas fazerem uma lista de promessas e projetos, no início de cada ano. Projetos e promessas que, em poucas semanas, ficavam esquecidos. O Apóstolo Paulo passou por experiências semelhantes. Suas frustrações foram tantas que ele desabafou - "o bem que quero fazer não faço e o mal que não quero, este faço..."

Foi o mesmo Paulo que encontrou a solução. Em nossa vida diária, vivemos os "dias maus" das nossas fragilidades espirituais. Por isso, apoiar-se nas próprias boas intenções é uma ótima receita para o fracasso. Paulo descobriu que o negócio é "remir o tempo". Apesar de algumas traduções interpretarem o original como "aproveitando ao máximo cada oportunidade", o problema da falta de força interior permanece.

Assim, faz muito sentido encarar o texto como sendo uma "redenção" do tempo. Redenção que somente pode ser conseguida pela atuação do Espírito redentor de Cristo em nossa vida diária. É nesta linha de pensamento que Paulo exclama: "mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo". Ninguém redime antecipadamente um ano inteiro. A redenção acontece cada dia, na comunhão com Cristo, o Senhor do tempo.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário