Fiel aos ensinos do Velho Testamento, o Apóstolo Paulo entendia o ser humano como conjunto interligado corpo/alma. Quando descobriu o significado e o impacto da ressurreição de Jesus Cristo para aqueles que foram feitos ”filhos de Deus”, várias vezes escreveu sobre esta revelação. Uma delas foi: “... Jesus Cristo... que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso...” (Filipenses 3:2).
Quando uma pessoa se sente deprimida, experimenta depressão tanto no corpo, quanto no espírito. Não existe meio de isto não acontecer, pelo fato de sermos um contínuo corpo/espírito. Por isso, quando Paulo nos fala do “templo do espírito santo, que habita em nós”, não vê problema nenhum em dizer que este templo é o nosso “corpo”. Problemas com o corpo fazem o espírito sofrer. Problemas com o espírito adoecem o corpo.
O ensino de Paulo afirma que nossa dependência espiritual de Cristo é o caminho para a nossa saúde total. Aqui e agora, como também após nossa morte e ressurreição. Por força das conseqüências do pecado em nós, sofremos abatimento do corpo como também do espírito. Nosso destino, porém, é ter um “corpo glorioso”, à semelhança do Cristo. Eis uma promessa saudável. Agora talvez abatidos. A partir de agora, até o futuro, gloriosos.
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário