Escrevendo sobre o poder ilimitado da soberania e da graça do Senhor, o Apóstolo Paulo afirma: "Sabemos que Deus faz contribuir todas as coisas, conjuntamente, para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28).
Porque nós, seres humanos, somos limitados, é natural que imaginemos o Senhor sofrendo das mesmas limitações. Portanto, assim como nossa paciência pode explodir, dependendo da pressão sofrida, achamos naturalmente que a paciência do Senhor também pode explodir.
Por isso, é preciso encarar com muito cuidado o "todas as coisas" de afirmação de Paulo. Ao invés de invalidarmos o "todas", é essencial que a estendamos até suas últimas conseqüências.
O ensino bíblico, em mais de um texto, afirma que para Deus "nada é impossível". Logo, o Senhor tem o poder de pegar cada coisa, todas as coisas, e dar uma orientação espiritualmente construtiva para o bem "daqueles que O amam".
Talvez esteja neste final do texto o ponto de questionamento: a promessa se aplica aos que "amam a Deus". Na nossa vida de discípulos de Cristo, não raro encaramos sem uma visão de amor a Deus a ação de providência divina.
É a anemia do nosso amor que dificulta a soberania divina em nós.
Com amor, então, aceitemos do Senhor "todas as coisas".
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário