quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Língua e a Angústia

O autor do livro de Provérbios continuamente condena a maledicência das vantagens de uma língua equilibrada, ele diz: "O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma" (Provérbios 21:23).

A sabedoria popular já afirmara: "Quem diz o que quer, ouve o que não quer". O excesso de "franqueza" muitas vezes arruína bons relacionamentos. Porque uma palavra injusta dificilmente é esquecida, torna-se imperativo tomar muito cuidado com nossas falas.

Há vários conselhos bíblicos que nos ajudam a "guardar a língua". Um deles, dado por Jesus, diz "não julgueis". Quando eu julgo o outro, quase sempre estou expressando apenas meu limitado ponto de vista. Por isso, ao expressar meu julgamento, não é raro descobrir que a intenção do outro não era nada do que eu pensara. Só que, por causa da minha língua e das minhas acusações, mesmo no meu arrependimento, mesmo assim o machucado aconteceu no outro. Crentes sinceros devem pedir a ajuda do Senhor, no sentido de "guardar sua boca e sua língua". Evitar a injustiça certamente protege contra "as angústias da alma". "A boca fala do que está cheio o coração" - quem enche o coração de justiça e amor sempre guarda a sua língua e sempre se guarda da angústia.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário