Jeremias foi chamado para ser profeta nos reino de Judá. Diante da ameaça de serem derrotados pela Babilônia, os judeus concluíram que a única saída seria emigrar para o Egito. Orientado pelo Senhor, Jeremias os exortou a não fugir: “Todos os que estão decididos a partir e residir no Egito morrerão pela guerra, pela fome e pela peste...” (Jeremias 42:17).
Um das ênfases do ensino bíblico é sobre a diferença entre a lógica humana e a lógica divina. Por isso, diante das dificuldades e provações, o caminho humano é sempre adotar soluções humanas. Nossas técnicas, nossos planos, nossas armas – afinal de contas, estes recursos nós os conhecemos e aprendemos a depender deles.
“Ir par ao Egito” significa não confiar no poder de Deus para o livramento dos perigos e ameaças. É muito difícil obedecer às instruções divinas e crer, no meio do perigo, que o Senhor vai nos dar vitória. Entretanto, é exatamente isto que Ele quer de nós. Ele quer nossa obediência, principalmente quando a solução proposta por Ele não fizer muito sentido. Hoje, como antigamente, os perigos são reais. Por outro lado, como antigamente, hoje as soluções divinas continuam a ser reais. É essencial não fugir para o Egito.
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário