Um dos textos mais profundos e difíceis da Bíblia é aquele que fala da identidade pessoal do marido e da esposa: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher; e eles se tornarão uma só carne" (Gênesis 2:24).
Ninguém se torna pessoa individual a partir do nada. A realidade ensina que, para responder adequadamente à pergunta "quem sou eu agora?" sempre é necessário responder "quem eu tenho sido, até agora?". Um percentual enorme de nossa personalidade constitui a contribuição que nos foi dada por nossa própria família.
Sabendo disso, a Bíblia nos ensina que, após listar justamente tudo aquilo que recebemos de nossos pais, nosso passo seguinte é: pois bem, que farei com todas essas coisas que recebi da minha família? Passarei a ser apenas um clone dos meus pais? Ou, com coragem e bom senso, farei a digestão subjetiva de tudo o que recebi e procurarei dar um "jeitão" pessoal a tudo aquilo que herdei? A Escritura diz: "cada um dará conta de si mesmo, a Deus". A responsabilidade de "deixar" pai e mãe é nossa. Peçamos sabedoria ao Senhor, para construir nossa identidade pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário